A serralheria é uma área essencial no nosso dia a dia, pois diversos itens que fazem parte de casas e empresas, como portões, janelas, portais, mezaninos, grades de proteção e outros tipos de estruturas em aço, metal e alumínio são feitos numa serralheria.
Independentemente do tipo de obra, uma serralheria em campinas ou em qualquer outra cidade pode ser procurada para executar essas soluções que podem ser também automatizadas.
As matérias-primas mais usadas em uma serralheria são:
- Chapas
- Ferro
- Tubos
- Tintas
- Puxadores
- Alavancas
- Baguetes
O serralheiro é, então, o profissional responsável por todas as estruturas de metal e fazer os seus cortes, soldas e furos, principalmente em materiais como ferro e alumínio.
A partir disso, são produzidos os itens que foram citados acima.
Um dos principais serviços de uma serralheria é fazer a construção de portões de vários tipos, tamanhos, formatos e funções específicas. Além de permitirem o fluxo de entrada e saída de pessoas e conforto e praticidade de um determinado estabelecimento, seja ele residencial ou comercial.
Os portões podem ser classificados deslizantes, basculantes ou pivotantes. Na serralheria, também são feitas as portas de enrolar. As grades de proteção para janelas, que servem como proteção principalmente para crianças e animas são produzidas numa serralheria.
Para realizar a troca de portas e janelas de alumínio ou madeira,, um serralheiro também pode ser acionado. Ele realiza o serviço sem quebrar as paredes, azulejos ou pisos.
Além dos serviços para uso no cotidiano, como todos esses mencionados acima, a serralheria também pode ser artística, transformando materiais utilizados na serralheria em obras de arte, que podem ser aprimorados com pinturas.
O que é a pintura intumescente
A pintura intumescente é um método de pintura usado para fornecer proteção a um determinado material ao calor. Por meio de uma tinta especial, que apresenta a característica de intumescência, a peça pintada se torna resistente ao fogo.
Essa tinta da pintura intumescente, ao ser aquecida a temperaturas acima de duzentos graus celsius, tem seu volume expandido, e da a forma a uma espuma isolante que serve como resistência ao fogo.
Esse tipo de pintura é muito usado para proteger estruturas metálicas, madeiras, paredes de alvenaria e mezaninos.
Uso do vidro na decoração de ambientes
O vidro está se tornando cada vez mais tendência na decoração, por deixar o ambiente mais moderno e sofisticado. Nas escadarias, o vidro também vem ganhando espaço.
Uma das coisas que desperta a atenção, é quando o corrimão é fixado diretamente no vidro, seja ele temperado ou laminado. Isso dá uma sensação de amplitude para o ambiente.
As escadas com corrimão de vidro são muito bonitas e reforçam a personalidade e o estilo moderno do ambiente. Além disso, o ambiente fica mais iluminado, porque o vidro é um material claro, que permite a passagem da luz.
O vidro combina muito com jardins. Por isso, muitas pessoas optam por construir jardins de interior embaixo do vão das escadas que possuem esse tipo de corrimão.
O contraste da madeira com vidro também causa um efeito visual muito bonito, sendo uma mistura muito usada por arquitetos e profissionais do design de interiores.
Há no mercado duas opções de vidros para ser usado nos corrimões, sendo um deles o vidro laminado e o outro o vidro temperado. Aparentemente, eles são iguais. Porém, cada um possui as suas características específicas.
O vidro temperado é aquele que sofre um processo químico que o torna mais resistente. Sendo assim, ele pode ser até cinco vezes mais resistente do que um vidro comum. Em caso de acidentes, quando o vidro quebra, os cacos cortam menos do que os cacos de um vidro comum, que são mais cortantes.
Já o vidro laminado possui duas placas de vidro unidas por uma película de resina que faz com que, em caso de quebra, o vidro não se estilhasse. Os cacos ficam presos nessa película.
A escolha do tipo de vidro para determinado local deve ser feito com base no projeto e na análise de uso.
O vidro também é um item coringa, pois por ser neutro, combina com vários estilos de decoração e pode ser mesclado com vários outros tipos de materiais. É preciso seguir todas as regras de segurança para criar uma estrutura de vidro que seja segura.