Os metais fazem parte o nosso dia a dia. Eles estão presentes em diversos produtos e utensílios do cotidiano.
Provenientes do reino dos minerais, o cobre foi o primeiro metal descoberto ainda na idade pré-histórica. Os metais são bons condutores elétricos e quando aquecidos em altas temperaturas, se tornam maleáveis.
A indústria utiliza chapas de ferro para produzir diversos produtos e ferramentas, mas também existem outros tipos de chapas em diferentes materiais e para as mais variadas finalidades.
A Chapa galvanizada lisa, pode ser fabricada em alumínio, cobre, latão e uma infinidade de tipos de metais, podendo também ser utilizada para diversas aplicações. Ela é coberta com uma camada de zinco, que aumenta sua resistência a corrosão.
Mais comumente, esse material é usado para fabricar caixas de ferramentas, prateleiras e móveis de alumínio, na linha branca, em máquinas industriais, mercado automobilístico e até na construção civil.
Por sua vez, a Chapa de polipropileno plana é muito utilizada em residências e comércios, geralmente como parte da cobertura desses locais. É durável e resistente ao tempo, além de não soltar fibra. É leve, maleável, podendo ser cortada e furada a frio.
Algumas dessas chapas possuem proteção contra raios solares e podem ser moldadas ou soldadas, graças ao calor exercido calor.
Por terem um ótimo custo benefício, normalmente são usadas na cobertura de áreas transitáveis e pergolados, podem ser confeccionadas em material translúcido para aproveitar a luz natural.
Existe também a Chapa de policarbonato compacto preço variando em relação ao seu tamanho e tipo de beneficiamento no material. Elas são leves e maleáveis, cuja principal característica é suportar altas temperaturas.
Algumas possuem proteção contra raios UV, são auto extinguíveis e não estilhaçam quando quebradas.
Podem apresentar em sua formulação uma resina especial para bloquear os raios infravermelhos responsáveis pelo calor, reduzindo acentuadamente a transmissão solar com altos níveis de luminosidade e ajudando a reduzir o consumo de energia elétrica nas edificações.
Onde podemos empregar as chapas e quais suas utilizações mais populares?
As chapas são muito utilizadas pela indústria e o mercado de construção civil para criar objetos, formas e isolar ambientes das condições climáticas. Listamos a seguir alguns tipos de chapas e suas utilizações no nosso cotidiano.
- Chapa de ferro: são utilizadas na fabricação de utensílios domésticos, ferramentas, peças de automóvel, estrutura de edifícios e latas de alimentos e bebidas.
- Chapas de aço: para construção civil, peças automotivas e latas de alimentos.
- Chapas de alumínio: podem ser utilizadas também para armazenar alimentos, bebidas, construir esquadrias e outras estruturas leves em metal.
- Chapa de cobre: utilizada na produção de componentes elétricos pois tem um alto nível de condutibilidade.
- Chapas de chumbo: utilizadas na fabricação de baterias de carro.
- Níquel: utilizadas para fabricar baterias de celular.
- Chapa xadrez: fabricada em diversos tipos de metal. São muito utilizadas em pisos de ônibus e escadas por terem maior aderência a calçados.
- Chapas de policarbonato: utilizadas para divisão em ambientes ou como cobertura.
Essas são apenas algumas das utilidades das chapas de metal e de plástico, a indústria continua pesquisando e sempre renovando na criação de novas ligas que poderão substituir os materiais utilizados hoje em dia, sempre pensando em maior segurança e conforto para o consumidor.
Saiba como o processo de reaproveitamento dos materiais pode ajudar na preservação do planeta
Os metais e plásticos utilizados pela indústria são normalmente provenientes de fontes naturais, como os minérios e o petróleo.
Nos últimos anos, fala-se muito no reaproveitamento desses resíduos, depois de descartados, por meio da reciclagem.
No caso, as latas de metal passam por uma limpeza para serem separadas do resto dos resíduos. Depois desse processo elas são compactadas, e através da fusão, converte novamente o metal em uma liga ou Chapa de ferro.
Durante esse procedimento, gasta-se muito menos energia e os metais são quase 100% recicláveis, tornando a reciclagem uma alternativa mais barata para produção de novos produtos.
É possível também reutilizar alguns tipos de plástico encontrado nos objetos do nosso dia a dia, assim como as garrafas PET e o policarbonato, presentes em diversos produtos e bens de consumo utilizados pela sociedade em leds.
A Placa de policarbonato, depois de passar por um processo químico, pode se transformar em um novo tipo de plástico tão resistente ou mais do que o anterior.
As chapas estão presentes em nossas vidas, sejam transformadas em ferramentas e utensílios ou criando ambientes seguros e confortáveis, olhe a sua volta e você perceberá que elas fazem parte do processo construtivo da nossa cidade.