O elevador residencial tem se tornado cada fez mais comum devido à sua variedade de modelos, do mais simples ao mais moderno, podendo se adequar conforme cada necessidade de seu usuário, seja ele idoso, gestante ou deficiente de locomoção temporária ou permanente, além de valorizar altamente o imóvel após sua instalação.
Confira a seguir alguns dos modelos mais utilizados ultimamente e suas devidas vantagens.
Elevador elétrico
Este primeiro modelo é um dos que mais sofreram modernização em seu sistema durante os últimos anos. O elevador elétrico tem como sua principal vantagem a dispensa das casas de máquinas que se faziam necessárias em todos os elevadores.
Sendo este um modelo sustentado por um sistema elétrico, seu ruído acaba sendo inferior aos demais modelos, o que faz com que seu consumidor tenha uma preocupação a menos quando se trata de barulho, levando maior conforto à residência.
Caso a velocidade de operação seja um fator determinante na escolha do modelo a ser instalado, este acaba se tornando uma ótima opção devido às suas modernizações, que o permitem ser um dos mais eficientes disponíveis no mercado, melhorando, assim, a qualidade de serviço proporcionado.
Elevador hidráulico
Este modelo pode ser considerado o mais antigo quando se trata de elevadores residenciais, sendo necessária uma casa de máquina mais afastada caso o ruído venha a ser um grande incomodo.
No entanto, conta como principal vantagem sua versatilidade no local a ser instalado, podendo este ser feito em ambientes internos e externos, fazendo com que se torne parte da arquitetura da fachada da residência.
Outra vantagem a ser destacada é o consumo de energia, que acaba sendo, relativamente, inferior ao modelo citado anteriormente.
Elevador pneumático
Apesar de sua instalação necessitar de um pequeno desnível do chão, de acordo com as devidas especificações dos fabricantes de elevadores, o elevador pneumático vem se destacado dentre os demais, nos últimos tempos.
Este modelo tem como principal vantagem seu tamanho mais compacto quando comparado aos demais, podendo ser facilmente instalado em residências já totalmente construídas, tendo pouca necessidade de adaptação.
Seu consumo de energia é ainda inferior aos demais, além de ser possível colocá-lo em locais mais discretos ou, até mesmo, transformá-lo em parte da arquitetura residencial, trazendo um ar ainda mais moderno ao imóvel.
Elevador monta carga industrial
Este modelo, por sua vez, não costuma ser muito utilizado em ambientes residenciais, mas é muito versátil e acaba atendendo bem diversos seguimentos.
É de grande utilidade para o deslocamento vertical em diversos tipos de cargas e agiliza os processos de fabricação ou etapas de alguma obra, por exemplo, o que acaba por proporcionar maior economia ao consumidor, uma vez que este se torna mais ágil e prático, fazendo com que se perca menos tempo com o transporte de cargas pesadas cargas, ainda sendo possível otimizar seu espaço.
Alguns dos segmentos em que este modelo costuma ser utilizado são:
- indústrias automobilísticas;
- obras de construção civil;
- indústrias alimentícias;
- metalúrgicas.
Plataforma elevatória
A plataforma elevatória é um aparato desenvolvido a fim de promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, tendo como principal intuito dar autonomia de maneira prática com total segurança, permitindo que estas superem os mais variados obstáculos no ambiente residencial, sejam escadas, cursos verticais ou deslocamento entre pisos.
Esse equipamento, apesar de muitas vezes funcionar como um elevador comum em seu deslocamento, não é classificado como um, tendo em vista que seus comandos são programados para atender a uma série de requisitos e normas que possibilitam a melhor experiência aos seus usuários.
Apesar de ser sempre recomendado um treinamento de plataforma elevatória para seu devido manuseio, a tarefa em questão pode ser considerada bastante simples.
Seu treinamento pode ser realizado de forma breve e sua função necessita de poucos testes antes de ser empregada definitivamente.
Seus modelos costumam ser variados, mas a maioria opera segundo os mesmos princípios, contento apenas singelas variações de detalhes conforme cada tipo de plataforma, mas estes acabam por ser contornados de forma rápida.
Vale ressaltar também que é possível realizar a locação de plataforma elevatória, caso seu uso seja preciso apenas por um curto período de tempo em ambiente residencial, podendo este ser facilmente adaptável conforme a necessidade.
E antes de investir em qualquer item de mobilidade, é fundamental contar com um profissional ou empresa especializados no assunto, de modo a garantir um trabalho realizado com excelência.