obra

Para que uma obra tenha qualidade é preciso antes de tudo planejamento e organização de tudo o que será feito, afinal, deve ser levado em consideração variados aspectos dentro de uma obra, que vão desde o orçamento até a contratação da mão de obra.

Deste modo uma obra para ser de qualidade precisa também de ferramentas de acompanhamento constante, como cronogramas de obras, teste de recuperabilidade, e também é de extrema importância a necessidade de um ambiente bem organizado, como no caso dos canteiros.

Neste artigo abordaremos alguns elementos que são importantes para o bom funcionamento de uma obra e seu acompanhamento como a construção de um canteiro de obras organizado e o uso do cronograma de obras, que garante uma gestão qualificada e eficiente.

Entendendo o funcionamento do cronograma de obra

Para que uma obra seja segura das suas etapas e dos seus procedimentos é de grande necessidade que haja uma ferramenta de controle dessas etapas, esse elemento é conhecido como cronograma de obra.

O cronograma de obra descreve todas as atividades que serão feitos no projeto como o processo de impermeabilização de paredes, construção de bancadas, sistemas elétricos, entre muitos outros com o objetivo de organizar e tornar tudo mais prático e eficiente.

Essa ferramenta é elaborada por engenheiro e precisa levar em consideração variados aspectos, mas o principal é o prazo final de uma obra.

Assim, o engenheiro faz a elaboração das atividades, dividindo as etapas de acordo com o prazo final, e essa divisão pode ser feita tanto em semana como em meses.

A grande vantagem do cronograma é que ele apresenta as etapas sequenciadas. Um exemplo: primeira etapa é o aluguel de container para obra, segunda etapa é a organização dos materiais nessa obra, terceira etapa é a divisão dos materiais, e assim por diante.

Essa ferramenta é muito importante para que toda a equipe esteja ciente dos prazos de cada etapa, de modo que todos ali monitoram a velocidade do serviço.

Esse cronograma leva em consideração prováveis imprevistos, afinal, durante uma obra pode ser identificado um problema inesperado.

Assim, é posto no cronograma dias a mais para que o prazo seja cumprido no limite máximo possível. Portanto, entendemos que o cronograma é fundamental para qualquer parte da obra, da colocação de regua de tomadas profissional no sistema elétrico até a limpeza final da obra.

O canteiro de obras e sua organização

Para que a construção funcione é necessário construir uma “central” onde as operações são organizadas. Na construção civil essa central é chamada de canteiro de obras.

É neste canteiro que:

  • Materiais são armazenados;
  • Escritórios temporários;
  • Produção de alguns insumos;
  • Serviços básicos.

Cada obra demanda um tipo de canteiro específico, afinal, as obras não são iguais entre si. Há canteiro que se estenderão por longos meses e até anos, dependendo do tamanho da construção, desse modo é necessário que este ambiente tenha container para obras com banheiro para atender os trabalhadores.

O lugar para fazer o canteiro precisa estar nivelado e livre de entulhos e deve ser possível fazer alguma ligação com energia elétrica e já estar em mãos o alvará da construção. Caso esse alvará não esteja em mãos, nem será possível iniciar a limpeza do terreno.

O espaço do canteiro tem que ser seguro e com condições básicas de trabalho e descarte de materiais. Com isso os gestores costumam fazer os canteiros com tapumes e também containers modificados, e investem no aluguel de caçamba para que o entulho seja retirado.

Para que os canteiros sejam eficientes é preciso dividi-los em locais diferentes. Alguns dos ambientes que podem ter em um canteiro são: sanitários, alojamentos, estoque de materiais, refeitório e para obras que possuem mais de 50 operários é necessário a colocação de um ambulatório.

Todos esses aspectos do canteiro permitirão que o projeto seja viável, de modo que o canteiro cumpra todas as exigências das normas regulamentadoras, principalmente a NR 18, que diz respeito a segurança e as boas condições de trabalho no canteiro.

Com tudo isso que foi descrito é possível ter uma obra eficiente, segura e qualitativa. Manter uma obra com um planejamento adequado e um canteiro de obras organizado garante que as etapas sejam feitas dentro do prazo, de modo que os projetos sejam sempre executados da melhor maneira possível.