Nem sempre é fácil constituir determinado ambiente de uma forma que alinhe beleza e funcionalidade, porém, hoje em dia há diversas soluções que podem ser encontradas, como contratar designer de interiores.
Trata-se de um profissional preparado para contribuir muito além do que diz respeito a decoração de casa.
É um profissional que poderá indicar tendências, cores, texturas, composições, entre outros elementos capazes de transformar totalmente o espaço trabalhado.
Ao contratar um designer, é possível usufruir de vantagens como as seguintes:
- Espaços planejados cautelosamente;
- Suporte profissional em cada componente;
- Economia de tempo e dinheiro;
- Valorização do imóvel;
- Preferências e exigências consideradas.
Tipos de vidros para sacada de apartamento
Muitos dos profissionais são contratados para otimizar espaços relativamente pequenos, como os apartamentos. Neste cenário, conforme citado, cada elemento do ambiente é analisado, incluindo a sacada, que muitas vezes não dispõem de muito espaço.
Essa contratação, faz com que alternativas como os vidros, por exemplo, sejam buscadas para tornar o ambiente ainda mais funcional e atrativo.
Os vidros para sacada de apartamento podem reunir diferentes vantagens, como um melhor controle da luminosidade, ganho de espaço, maior privacidade e a valorização do local.
Todavia, é indispensável observar que, quando se trata de apartamento, nem todas as mudanças podem ser realizadas sem checar previamente se o condomínio permite, em especial, quando envolve algo capaz de impactar na fachada.
Sendo assim, não acaba sendo uma decisão restrita a cada morador, pois muitas vezes é uma alteração realizada pelo edifício em si, discutida em uma assembleia com o síndico e moradores para o estabelecimento o padrão da arquitetura do projeto.
A opção mais explorada ao se tratar de apartamentos, é a cortina de vidro, pois consiste em chapas de vidro que preenchem todo o espaço vazado entre o teto e o parapeito.
Esta opção promove assim não apenas segurança, como também um espaço mais atrativo externamente e internamente. Os tipos de vidro indicados são o temperado e o laminado, que garantem a proteção e qualidade.
No processo de fabricação do vidro temperado, ocorre um tratamento termoquímico, onde as propriedades são alteradas e após passar por grandes temperaturas e resfriamento rapidamente, o material apresenta uma resistência notória, principalmente a fatores externos.
No entanto, é importante citar que esse tipo de vidro não pode ser furado ou cortado após a sua fabricação, uma vez que pode estilhaçar em pedaços pequenos ao ser quebrado.
É indicado que exista um acabamento adequado para contornar tal questão. Já o laminado, por contar com diferentes camadas em sua constituição, intercaladas com uma película PVB (polivinil butiral), apresenta o diferencial de não se estilhaçar ao quebrar, além de ser um bom isolante solar.
Naturalmente, o tipo de envidraçamento a ser realizado, depende muito da estrutura do edifício, mas normalmente, há possibilidade das cortinas de vidro serem abertas com corrediças ou dobras comuns.
A limpeza deve ser realizada não apenas nas chapas, como também nos trilhos, caso seja a opção corrediça escolhida.
Já no que diz respeito às cores dos vidros, normalmente é algo também escolhido no projeto do prédio, ou seja, dificilmente seja uma decisão do morador.
Todavia, é interessante citar que pode ser tanto em tom esverdeado, quanto com total transparência. Opções fumês e opacas também são muito exploradas em prédios.
Vantagens das cozinhas planejadas
Cozinhas planejadas podem ser muito favoráveis para apartamentos, pois por meio de um cômodo planejado, é possível aproveitar ao máximo o espaço, de uma forma funcional e minuciosamente pensada para atender suas necessidades e exigências.
Dessa forma, diferentes aspectos são avaliados para que o projeto tenha uma proposta interessante, como os sistemas elétricos e hidráulicos, possibilidades de tornar o ambiente mais prático, otimizar o espaço e os diferenciais que podem ter.
Um item importante nesse contexto que pode fazer muita diferença no dia a dia, é o uso de recursos para que o ar possa circular e uma forma melhor, evitando assim os cheiros e fumaças.
Neste caso, é possível recorrer a cozinha planejada com coifa, que pode ou não trocar o ar do espaço. Há modelos que funcionam como exaustores, que realizam a troca através da sucção do ar.
A coifa pode ser encontrada no modelo de ilha ou de parede, sendo possível instalá-las de diferentes maneiras.
Tanto as cozinhas, quanto os outros elementos apresentados ao longo do texto, devem ser instalados e planejados com suporte profissional, em especial, quando se leva em consideração o quão importante é otimizar um espaço e torná-lo ainda mais funcional e agradável.
Sendo assim, a contratação de um designer de interiores, pode se tornar decisiva para um apartamento otimizado.