Seja qual for a casa, não se pode negar de que existe a necessidade de ter os seguintes elementos em comum: portão, porta e janela. Esses objetos são básicos não somente por um design ou fator estético, mas também por trazer segurança e proteção no local, e no caso das janelas, também facilitar a circulação do vento dentro da residência.
No entanto, quando se fala em portão é preciso estar atento a alguns elementos, que podem ser desde a instalação de um motor, até o tipo de material que forma o portão e que agrega resistência, até mesmo os procedimentos de manutenção do mesmo.
Por isso, esse artigo vai trazer algumas dicas sobre como escolher um portão para sua residência e como agregar aspectos de segurança, proteção e praticidade também para o seu dia a dia. Confira!
Qual tipo de portão escolher?
Durante a construção ou até mesmo em um período de reforma, uma dúvida que pode surgir esbarra em qual é o melhor tipo de portão para sua residência.
O portão é o cartão-postal da residência por isso, sua escolha precisa ser bem pensada. Existem vários modelos de portão disponíveis no mercado, a depender da escolha do cliente.
Dentre eles:
- Portão de madeira;
- Portão basculante;
- Portão de ferro;
- Portão de vidro;
- Portão de alumínio.
Um tipo de portão bastante interessante é o de aço. Inclusive, já existe a porta de aço manual que pode ser utilizada tanto em ambientes residenciais, mas que vemos, principalmente, em ambientes comerciais e do varejo.
O uso do aço ocorre pela resistência e durabilidade elevadas ao ferro que esse material oferece, além de evitar a ferrugem e os processos de oxidação.
A instalação de portão eletrônico
Quando o assunto é portão ou até mesmo a porta em um ambiente mais comercial, a grande dúvida que surge é a respeito da instalação de um motor.
O motor de portão basculante, que é um portão bastante versátil que permite uma abertura na vertical, evita um menor desgaste no show.
A instalação de um motor torna o portão eletrônico e traz mais praticidade ao dia a dia do cliente, tanto para entrar como para sair de casa.
Outro elemento interessante que esse tipo de portão agrega é a segurança. Devido a isso, a utilização do portão eletronico basculante tem sido muita, assim como o próprio uso desse portão.
Para quem também tem um negócio e uma porta de aço ou até mesmo de enrolar, recomenda-se também a instalação de um motor para porta de enrolar, pois facilita a sua abertura, deixando o negócio muito mais automatizado e seguro.
A importância da manutenção dos portões
Seja no caso de um portão manual ou no portão eletrônico a manutenção é fundamental, principalmente, se ela for preventiva. Isso porque, esse tipo de manutenção verifica a cada tempo o estado do portão, as correias, o motor, aplica óleo e realiza a limpeza.
Com isso, é possível aumentar a vida útil do motor ou deixar o seu portão ainda mais conservado. Em alguns casos, por exemplo, é necessário realizar os consertos de portão eletronico.
Em alguns momentos, o portão pode ter algum tipo de falha, por conta o motor está sendo muito utilizado ou ter bastante tempo da sua instalação.
Além disso, a falta de manutenção pode fazer com que esse portão e motor precisem ser consertados de forma mais rápida, aumentando os gastos para o cliente.
Porém, seja no caso de realizar uma manutenção, assim como os reparos necessários, ou no conserto desse portão, a recomendação é que seja feito por uma equipe técnica e especializada na realização desse tipo de atividade.
É importante verificar também a garantia oferecida pelo serviço e focar em realizar uma manutenção preventiva, que cuide do seu material antes que ocorra um problema.
Já que citamos acima sobre a porta de aço que pode ser utilizada em seu comércio ou até mesmo residência, vale a pena destacar a importância da porta de aço de enrolar manutenção.
Esse tipo de porta é bastante utilizada, mas precisa de manutenção em suas roldanas, aplicação de óleo e outros elementos para que sua abertura e fechamento sejam mais práticas.
Por isso, cuide desses detalhes tanto em sua residência como no seu negócio, para ter menos custo e mais segurança.