Uma casa precisa de cuidados, sejam eles referentes à segurança ou à higienização. Afinal, caso o imóvel não conte com uma rotina mínima de manutenção, ele tende a se degradar.
Isso, por sua vez, faz com que seu aspecto estético – e, em alguns casos, sua estabilidade – fiquem prejudicados.
A boa notícia é que existem uma série de produtos e instalações no mercado capazes de tornar um imóvel mais bonito, prático e funcional. Confira alguns deles a seguir:
Alarme monitorado
Ano após ano, a criminalidade urbana tem alcançado níveis alarmantes no Brasil. Por conta disso, cada vez mais proprietários de imóveis investem em soluções para mantê-los a salvo das atividades criminosas, tais como:
- Cercas elétricas;
- Concertinas;
- Muros e grados;
- Alarme monitorado.
Apesar de não ser uma barreira física, este último é amplamente reconhecido por sua eficácia: estima-se que 94% das tentativas de roubos em locais que contam com alarmes do tipo fracassem.
Seu mecanismo de funcionamento é relativamente simples: quando o equipamento detecta a presença de uma pessoa em um local que deveria estar vazio, envia um sinal silencioso de invasão à central de monitoramento.
A equipe desta, por sua vez, se ocupa de alertar as autoridades, para que peguem os criminosos em flagrante. A desvantagem é que, em alguns casos, pode haver alarmes falsos.
Alguns exemplos disso são a entrada de animais no recinto, manuseio equivocado do aparato e até mesmo correntes de ar mais intensas. Ainda assim, os benefícios de contar com uma alarme do tipo costumam se sobrepor às desvantagens.
Aquecedor solar
A sustentabilidade é uma preocupação social crescente: cada vez mais pessoas notam a importância de se contar com soluções domésticas que não agridam a natureza.
A boa notícia é que os benefícios de soluções mais ecológicas não param por aí: elas também podem gerar uma economia razoável no fim do mês.
Um bom exemplo disso é o aquecedor solar – que, como o seu próprio nome diz, usa a energia natural e gratuita do sol para aquecer a água usada no imóvel, dispensando gastos com eletricidade e gás.
Ainda assim, muitas pessoas desistem de utilizar esta solução. O motivo é o custo de instalação da estrutura de dos equipamentos necessários para transformar a radiação solar em energia capaz de aquecer a água.
Entretanto, como o gasto com eletricidade e gás tendem a cair, o investimento acaba se pagando ao longo do tempo. Apesar dos evidentes benefícios deste aquecedor de agua, sua instalação deve ser estudada e planejada.
Afinal, em locais com pouca radiação solar (como boa parte do sul do país ou regiões de serra) ele pode não compensar.
O ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional da área, que saberá indicar a melhor solução para valorizar as características do imóvel – inclusive a sua localização.
Sistema de energia solar
Entretanto, a energia solar pode fazer muito mais do que simplesmente aquecer a água do banho e das tarefas domésticas.
Ela pode fornecer eletricidade para o imóvel como um todo. Para tal, basta instalar um sistema fotovoltaico residencial no local.
Assim como o aquecimento de água feito à base de sol, a implantação deste sistema demanda um investimento considerável, que começa na casa dos R$ 10 mil.
Afinal, ele não consiste apenas em placas para captar os raios solares. É preciso contar com um aparato que faça a conversão da energia para eletricidade, bem como de um sistema de distribuição adequado.
Apesar disso, o valor investido costuma compensar, principalmente em zonas mais ensolaradas.
Nestes casos, ele pode retornar em até seis anos, tendo em vista o baixo uso da energia proveniente da rede de distribuição regular.
Novamente, a instalação deve ser planejada e estudada para que seja eficiente ao máximo.
Laje solar
O aproveitamento da luz natural do sol faz bem ao corpo e ao bolso, além de deixar qualquer ambiente mais aconchegante, ela reduz drasticamente o consumo de energia elétrica, diminuindo o valor da conta no final do mês.
A laje solar é uma ótima maneira de se fazer isso. Nela, parte do concreto da estrutura é substituído por tijolos de vidro, que, por serem translúcidos, permitem a passagem da luz.
Assim, além de colaborar para o conforto ambiental e para a economia, esta também é uma opção de acabamento que dá um toque de distinção ao local.