Quando se reforma ou constrói um local, um dos passos principais é cuidar do telhado ou das lajes por meio de uma impermeabilização de terraços.

Isso permite que a concretagem de laje tenha uma maior durabilidade e não ocorra danos na estrutura da construção por causa de infiltrações.

Existe uma variada gama de formas de impermeabilizar os diversos modelos de cobertura, desde uma laje pré moldada, até telhados com telha galvanizada ou mesmo de cerâmica.

Outro tipo de impermeabilização de telhados é a utilização de telhas específicas, como a telha sanduíche. Confira no artigo a seguir as vantagens e as opções de impermeabilização

Telhas sanduíche

A telha sanduíche é uma espécie de telha termoacústica que é composta por dois tipos de camadas, uma com um material metálico (zinco), um isolante no meio e, por fim, uma camada de um material como o poliuretano ou então o isopor.

Por ter essa característica é que ela é chamada de sanduíche.

A espessura mínima desse tipo de telha é de cerca de 30 milímetros, entretanto a sua espessura vai variar de acordo com o tipo de isolamento termoacústico do projeto.

Basicamente, existem dois tipos de telhas sanduíches:

  • Simples: Modelo no qual a parte de cima da telha é feita com uma chapa metálica e a inferior com uma folha de alumínio. Devido a esse formato essa é uma opção mais em conta dentro do mercado;
  • Dupla: Modelo mais arrojado, já que ambas as camadas, inferior e superior, são feitas com chapas metálicas. São as mais usadas nas construções por conferir mais resistência.

A telha sanduíche apresenta algumas vantagens como:

  • Tem um desempenho técnico e acústico muito bom;
  • Ajuda na redução da umidade;
  • Dispensa o uso de forros;
  • Fácil manutenção.

Agora, se deseja contar com todos esse benefícios e está se perguntando sobre telhas sanduiche onde compraresse tipo de telha pode ser facilmente encontrada em lojas de construção civil especializada em revestimentos.

Manta asfáltica: Uma opção para impermeabilização de lajes

A manta asfaltica é um material impermeabilizante que é composto por meio de asfaltos modificados e que são armados com filme de polietileno, filme de poliéster ou borracha butílica. Em alguns casos, ainda é possível encontrar PVC plastificado.

A manta asfáltica é muito usada no Brasil principalmente para impermeabilizar lajes e telhados, isso porque possui muitos benefícios como a eficácia na proteção, contra as infiltrações, principalmente na formação de mofos e bolores.

Há uma infinidade de modelos de manta asfáltica e suas variações residem basicamente acerca dos materiais estruturantes que a compõe.

Na prática, a especificação é utilizada para definir o que será utilizado em cada tipo de projeto e o lugar em que vai ser aplicado, isso de acordo com as necessidades do ambiente.

1. Manta asfáltica de alumínio

Esse tipo de manta é indicado para áreas que não possuem circulação contínua nem peso para superfícies. A manta de alumínio é muito forte contra a umidade e temperaturas elevados.

Algumas aplicações para a manta asfáltica de alumínio são: telhados, marquises e áreas circulares.

São dois tipos de aplicação desse tipo de manta, uma que é feita por meio de aderência com asfalto e a outra é com o uso de maçarico.

No primeiro caso, a manta é colada na superfície por meio de uma mistura de asfalto aquecido. Já a aderência com maçarico é feito direcionando a chama de modo a fazer o aquecimento do substrato e da face de aderência da manta asfáltica, ocorrendo a colagem.

2. Manta asfáltica de poliéster

Esse tipo de manta mescla diversos tipos de polímeros especiais, isso garante a manta uma ótima aderência, resistência e durabilidade.

Essa manta asfáltica é estruturada com um tipo de não tecido de filamentos de poliéster.

Esse poliéster é resinado e termofixado, permitindo uma perfeita impermeabilização.

A manta asfáltica de poliéster pode ser usada em áreas frias como banheiros, áreas de serviço, pisos, sistemas de dupla manta, lavabos e outras áreas.

Independentemente do modelo escolhido, a utilização da manta asfáltica garante alguns benefícios como:

  • Permite que haja resistência à tração, cortes e rasgos;
  • É um revestimento quimicamente estável;
  • Possui grande durabilidade;
  • Estável mesmo que ocorra deformação de fundações;
  • Muito resistente a diversos tipos de cargas e pesos.

Assim, é fácil notar que a impermeabilização é importantíssima para que as estrutura das construções sejam guardadas de inúmeros problemas acarretados pelas infiltrações.

Mais ainda, permite que a concretagem de laje possa ocorrer de forma funcional, agregando ainda mais resistência ao projeto.

Além do mais, a impermeabilização garante a qualquer tipo de cobertura uma melhor durabilidade, já que permite que o telhado, e a laje tenham resistência as intempéries naturais como a chuva e os ventos.