A importância da construção civil para a sociedade atual é reconhecida por todas as pessoas, entretanto, os seus processos e interferências não os são. Isso ocorre porque esses detalhes são, em sua maioria, técnicos e passam despercebidos pelos clientes de forma geral.
No entanto, é importante ressaltar que antes dos projetos serem realizados há muitos procedimentos que acontecem e que são primordiais para o prosseguimento seguro da obra.
Para conhecer melhor quais são os elementos necessários para o desenvolvimento de uma construção ou reforma, abaixo há procedimentos que são comuns e aplicados constantemente aos projetos, tornando-os seguros e viáveis de serem executados. Continue com a leitura!
Processos de sondagem do solo
Para que o projeto de uma obra seja desenvolvido, é necessário que o local no qual a construção irá ocorrer seja escolhido. Após a definição, é necessário verificar se o solo está apropriado para os impactos e transformações que irão acontecer com os desdobramentos da obra.
Conhecido como sondagem de solo, o procedimento técnico de reconhecimento e características do solo é regido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio da NBR 6484.
Responsável por fornecer as diretrizes corretas, o não cumprimento dessa norma, junto a profissionais não habilitados e equipamentos incorretos, são os principais obstáculos para o alcance de um estudo preciso e confiável.
A sondagem é um processo padrão a todas as construções e seus resultados interferem diretamente na continuidade da obra, com a modificações e correções necessárias para a fundação das construções.
Por isso, a empresa de sondagem de solo precisa ser bem escolhida, ou seja, é necessário verificar se ela cumpre as normas e legislações da área e atua com profissionais e equipamentos qualificados.
Após a escolha correta da empresa, o serviço pode ser realizado aplicando as técnicas corretas. Atualmente há dois tipos de sondagem que podem ser aplicadas para conhecer as características do terreno, como a composição e espessuras das camadas, resistência e a localização do lençol freático, sempre que existirem.
Uma das técnicas desenvolvidas e aplicadas é a sondagem SPT ou sondagem a percussão, sendo a mais aplicada para um reconhecimento simples.
Basicamente, ela é executada por meio de amostrador padrão que, a cada metro de profundidade atingido pelo solo, as suas características são transmitidas.
A outra técnica é a sondagem rotativa, que deve ser aplicada sempre que o terreno apresentar pedaços rochosos.
As pedras e rochas são perfuradas por meio de um equipamento que, em sua ponta, possui uma coroa de diamantes que consegue realizar o trabalho sem causar grandes interferências nelas.
É importante ressaltar que esse procedimento é apenas para o estudo das rochas, no restante do terreno é aplicada a outra sondagem.
Sistema de proteção e instalações elétricas
Após reconhecidas as características do solo, é possível dar continuidade ao projeto e uma das prioridades é o projeto das instalações elétricas das edificações. Isso porque a eletricidade é a principal fonte de energia para o funcionamento dos aparelhos eletrônicos, que auxiliam na realização das mais variadas atividades no cotidiano das pessoas.
Sendo um dos pilares da construção, a eletricidade também demanda de equipamentos, acessórios e mão de obra especializada para ser projetada e executada.
Apresentando alto risco a vida das pessoas quando realizado de forma incorreta, o projeto precisa ser desenvolvido tendo a segurança como norteadora.
Assim, é necessário desenvolver um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, conhecido como Laudo Tecnico SPDA, ele é responsável pela proteção das instalações elétricas.
O laudo promove um ambiente seguro, pois ele verifica todas as instalações e pontos elétricos da edificação de acordo com a norma NBR 5419.
Assim, todas as medidas de proteção são atendidas desde a instalação de para-raios até o sistema de aterramento de toda a parte elétrica, evitando danos diretos e indiretos às edificações.
Ferramentas e equipamentos
Para o desenvolvimento correto e adequado da obra, após todas as análises e construção do projeto e seus processos, os equipamentos, ferramentas e materiais são necessários.
Atualmente, devido aos benefícios, há o movimento de locação de equipamentos para construção civil SP, dessa forma é possível:
- Economizar recursos;
- Ter sempre equipamentos modernos;
- Diminuir o prazo de entrega da obra;
- Aumentar a produtividade;
- Otimizar a mão de obra;
Além dessas vantagens, a locação evita os processos de manutenção e cuidados que são necessários para manter os equipamentos conservados, promovendo comodidade e dinamismo às obras.
Para atender as demandas do mercado há diversas locadoras de equipamentos para construção civil sp, com um vasto catálogo de produtos e equipamentos disponíveis para locação e execução dos projetos.
Investindo em mão de obra especializados e no cumprimento das normas e legislação vigentes para o desenvolvimento das construções, é possível construir de forma segura, econômica e confortável, beneficiando e agregando valor ao trabalho e à sociedade.