O segmento da construção civil é muito amplo e complexo. São diversos procedimentos que atuam no setor, bem como inúmeros profissionais envolvidos em uma obra, reforma e construção.
A construção civil é resumida, basicamente, em ações que envolvem a confecção de infraestruturas, com projetos de engenharia para imóveis, edificações, pontes, barragens, entre outros.
Mas, para o desenvolvimento desses planejamentos, é necessário contar não apenas com os profissionais, mas também com equipamentos, ferramentas e máquinas, que facilitam todo o trabalho dos engenheiros, pedreiros e arquitetos.
Além disso, sem a ajuda desses maquinários, as obras levariam muito mais tempo para ficarem prontas. Ou seja, as máquinas e equipamentos de construção civil ajudam os profissionais e também racionalizam a produção, sendo possível construir um projeto com mais eficiência, qualidade e em menor tempo.
Principais equipamentos usados na construção civil
As maquinas terraplanagem são usadas para nivelar terrenos, por meio do aterramento de depressões, bem como cortes e remoções de materiais em excesso no solo.
Dessa forma, pode-se nivelar o local que irá receber a construção. Vários equipamentos podem realizar esse trabalho, dependendo das necessidades de cada terreno.
Sendo assim, tem-se como principais máquinas de terraplanagem:
- Rolos compactadores;
- Escavadeiras hidráulicas;
- Carregadeiras para terraplanagem;
- Motoniveladoras;
- Tratores agrícolas para terraplanagem;
- Trator retroescavadeira.
Para operar todas essas máquinas, é essencial que os operadores tenham conhecimento técnico específico e, ainda, utilizem equipamentos de proteção adequados.
Máquinas de içamento e carregamento
Além do nivelamento do solo, outro importante procedimento na construção civil é o içamento de materiais. Esse serviço é impossível somente com a força humana e, por esse motivo, é essencial a presença de máquinas e equipamentos.
Entre as principais ferramentas encontram-se o guindaste, que é equipado com grua, cabos ou correntes e roldanas, sendo responsável por elevar e baixar materiais, bem como para movê-los horizontalmente.
Por ser um equipamento de grande porte, muitos empreendimentos preferem investir na locação de guindaste, como uma alternativa mais econômica e viável.
Os equipamentos locados possuem a mesma eficiência dos comprados, além de contarem com toda a assistência técnica da locadora.
Outro equipamento para levantar cargas muito usual na construção civil é a plataforma articulada. Ela é utilizada em trabalhos em alturas, com grande alcance vertical e horizontal.
O principal objetivo da máquina é levantar trabalhadores de maneira segura. Assim como o guindaste, devido ao porte do equipamento, muitos empreendimentos optam pelo aluguel de plataforma articulada, como uma alternativa à compra.
Também chamada de plataforma elevatória, o equipamento está disponível em vários modelos, com capacidade de elevação de 12 a 25 metros.
Normalmente, as plataformas articuladas são capazes de levantar somente um trabalhador por vez, para evitar quaisquer acidentes. Mais ainda, é imprescindível que os trabalhadores que estão nas plataformas tomem todas as medidas de segurança necessárias.
As vantagens da locação de equipamentos para construção civil
Existem muitos outros equipamentos indispensáveis na construção civil como as betoneiras, tratores e cortadores de piso.
Sendo assim, dependendo do projeto de obra, uma máquina ou outra pode ser requisitada, sempre levando em conta as necessidades do local e o que será feito na construção.
No entanto, independentemente do tipo de trabalho, é um fator comum o aluguel de equipamentos.
Esse serviço é muito vantajoso não só economicamente, mas também em vários aspectos, pois oferece vantagens e diferenciais exclusivos, que não são vistos na aquisição ou compra das máquinas.
Com o aluguel de máquinas e equipamentos para a construção civil, o locatário pode usufruir desses itens por um tempo determinado, isto é, durante o desenvolvimento da obra.
Isso dispensa preocupações posteriores quanto ao armazenamento dessas máquinas (em especial, as de grande porte), sendo um serviço executado pela locadora.
Em questão de assistência técnica, a locadora também oferece todo o respaldo necessário aos seus clientes, inclusive, atendimento imediato por eventuais falhas, erros e problemas de funcionamento.
Por exemplo, nos casos de aluguel de betoneira (máquina usada para misturar argamassa e concreto, agilizando a preparação de massas homogêneas para aplicação), tem-se em mãos um equipamento de última geração e totalmente revisado, já que é de responsabilidade da locadora verificar todos os componentes da máquina, as condições de funcionamento e estruturais.
Assim, em casos de falhas ou problemas com a betoneira, a locadora irá realizar procedimentos de manutenção e conserto – tudo para oferecer o melhor aos locatários.