Para o caso de ser necessário realizar a pintara do muro de casa, a parede do apartamento ou o portão da garagem e tiver dúvida sobre qual método usar para tal atividade, confira a seguir uns dos métodos que mais estão sendo usados nos últimos tempos.
Sabe-se que existe uma série de técnicas voltadas à pintura na construção civil, e assim como os progressos constantes no meio tecnológico.
Cada vez mais acabam surgindo novas ferramentas e equipamentos de trabalho que permitem com que as técnicas sejam aperfeiçoadas juntamente com a otimização do tempo e melhoria dos acabamentos.
Uma dessas atividades é sem dúvida a pistola para pintar, que exige menos trabalho já que tende a ser mais precisa na hora do acabamento.
Essa ferramenta é muito utilizada para pulverizar uma camada uniforme de tinta sobre a superfície da parede à ser pintada, sendo indicada também para realizar a pintura de zonas onde se faz necessário o disfarce de algo, ou até mesmo para pintar grandes superfícies de paredes e outras áreas mais difíceis de ser atingidas, como atrás de canos, por exemplo.
Vantagens em se utilizar pistola para pintura
Quem utiliza a pistola pulverizadora de tinta para pintura de parede ou outras superfícies realiza pinturas com acabamentos profissionais.
Mesmo não sendo pintor profissional ou expert na atividade, o manuseio correto da ferramenta garante incríveis resultados. Ao utilizar esse equipamento torna-se possível evitar o consumo excessivo de tinta, ja; que o mesmo possibilita um maior controle de densidade e quantidade de tinta que se é pulverizada.
Outra vantagem sobre o acessório é que a aplicação é demasiadamente mais rápida, principalmente ao se utilizar modelos que possuem compressores de ar acoplados voltados para a pintura líquida.
Quem faz uso de pincéis e outros acessórios acaba levando muito mais dinheiro e tempo para se concluir o trabalho.
Os detalhes relacionados ao acabamento demandam certo perfeccionismo no método mais convencional, enquanto quem faz uso da pistola acaba tendo seu tempo otimizado e garantindo um acabamento primoroso.
É possível utilizar a pistola para pintar em diversos tipos de trabalho, desde pinturas de artesanatos à pequenas paredes, passando por móveis e até mesmo retoques ou mudança na coloração de bicicletas dentre outras aplicações de acordo com cada necessidade.
Dicas de uso
- Invista em pistolas de alta qualidade
- Mantenha-se atendo ao uso correto da pistola de pintura
- Prepare previamente o loca a ser pintado
- Use sua criatividade para customizar objetos
Recomenda-se que a qualidade do acessório seja boa para que seja possível realizar um bom trabalho, já que de nada adianta possuir vasta experiência se o aparelho não for adequado.
A dica é que se compre esse item pela internet em lojas especializadas em equipamentos e ferramentas diversas para pintura ou construção civil.
Isso porque os e-commerces costumam trabalhar apenas com marcas que são conhecidas e confiáveis no segmento, sendo possível encontrar modelos com preço mais barato e ótima qualidade.
Apesar de parecer óbvio, deve-se destacar que para o uso correto dessa ferramenta, necessita-se que o aparelho esteja sempre em posição perpendicular à superfície que será pintada.
Alguns iniciantes acabam não atingindo o resultado esperado com a ferramenta devido ao seu uso de maneira incorreta, e isso porque tendem a tornar o objeto a ser pintado como o centro do processo, girando a pistola a seu redor, quando deve-se fazer justamente o oposto, mudando o ângulo do objeto e mantendo a pistola sempre na mesma direção.
Uma outra dica fundamental que tende a facilitar o processo de pintura com a utilização de uma pistola é realizar a limpeza do local antes que o trabalho seja começado, já que, caso a superfície seja um muro ou uma parede, necessita-se lixar a mesma, garantindo assim melhores resultados.
Embora seu uso ofereça inúmeras vantagens, essa ferramenta não é recomendada à qualquer tipo de superfície, portanto é indicado que se evite sua utilização em paredes que possuam excesso de umidade, muros com chapisco, descascados ou com mofo.
Pintura a pó eletrostática
A Pintura a pó eletrostática é um método de pintura é uma forma de garantir a flexibilidade da peça sem que a mesma sofra alterações.
Ao pintar uma peça com pó químico, este recebe uma carga elétrica que é oposta à peça, fazendo com que o pó se fixe na mesma.
Após tal procedimento, a peça é levada então à uma estufa, que quando aquecida, a tinta se liquefaz e acaba endurecendo posteriormente, formando assim uma película de alto acabamento, garantindo uniformidade e resistência.
Um ótimo exemplo de pintura eletrostática a pó são as molas de motos, que mesmo quando flexionadas, a tinta permanece intacta.