Praticidade, beleza e melhor aproveitamento do espaço. Estes são alguns dos benefícios oferecidos por toldos e coberturas.

Apesar de a instalação de uma cobertura parecer algo simples, é preciso ter em mente que nem todos os produtos disponíveis no mercado são iguais.

E a qualidade não é a única coisa que varia, pois há uma ampla diversidade em termos de:

  • Materiais;
  • Coberturas fixas ou móveis;
  • Cores;
  • Tamanhos.

Portanto, é essencial informar-se a respeito dos modelos, bem como das vantagens e desvantagens de cada um. Aprenda mais a respeito deles neste post:

Policarbonato fixo

O policarbonato é um polímero plástico rígido. Muito versátil, pode ter vários usos, inclusive em coberturas.

Uma das vantagens que ele oferece para as áreas de lazer, é o aproveitamento da luz do sol, já que seu aspecto lembra o vidro temperado.

O problema é que, em dias de muito calor, ele pode fazer com que a temperatura da área suba.

Toldo de lona

Muito comum em locais como restaurantes e lojas, os toldos de lona estão disponíveis em várias cores. Assim, é possível escolher um tom que combine com a decoração do local.

Nas áreas de lazer, ele é útil para criar um abrigo contra a proteção solar. Portanto, pode ser usado em locais como parquinhos e piscinas, criando uma espécie de área de conforto.

Policarbonato retrátil

Este é um modelo mais moderno de cobertura de policarbonato. Ele conta com uma estrutura diferenciada, que permite a sua mudança de posição.

Deste modo, pode ser aberta e fechada à medida que é necessária, sem danos à nenhuma peça.

Assim, ela é indicada justamente em situações, nas quais é preciso ter alguma versatilidade a respeito da cobertura, como decks e varandas.

Lona retrátil

Assim como há a cobertura retrátil de policarbonato, existe um modelo feito em lona. Do mesmo modo que o modelo rígido, ela pode ser aberta e fechada conforme as necessidades do usuário.

Como ela é uma excelente maneira de se abrigar do sol, pode ser instalada em locais nos quais isso é ocasionalmente necessário.

Um bom exemplo são as varandas dos restaurantes: quando o sol está muito forte, ou quando há chuva, ela é aberta. Quando o tempo está mais temperado, pode ser mantida fechada.

Cobertura para pergolado

Comumente feito de madeira, a cobertura para pergolado é um item decorativo que atualmente é tendência em ambientes externos.

É uma espécie de estrutura que pode demarcar uma área de socialização e lazer. Do mesmo modo, também é possível investir em uma cobertura de pergolado.

Que pode ser de lona ou de algum polímero plástico rígido. Assim, o espaço pode ser aproveitado até mesmo em dias de chuva ou de sol muito forte.

Além da cobertura, existem outros elementos que podem ser usados para customizar um pergolado. Alguns deles são:

  • Cortinas;
  • Flores;
  • Luminárias,
  • Plantas.

Sombreiro

O sombreiro é uma das coberturas mais indicadas para locais de piscina ou pequenas áreas de lazer em quintais.

Ele é análogo ao sombreiro, que costuma ser usado na praia, com o diferencial de que sua cobertura é de um diâmetro maior e sua estrutura é mais robusta.

Além disso, há versões adaptadas que podem ser usadas em estacionamentos, protegendo os carros do sol e evitando que eles se aqueçam demais. É, portanto, uma cobertura abre e fecha muito versátil.

Toldo capota

Feito de lona, o toldo capota tem um formato bastante particular: é estreito e levemente arredondado. Assim, costuma ser instalado próximo a janelas e a vitrines de estabelecimentos comerciais, abrigando-as do sol.

Portanto, ela pode ser usada em áreas de lazer externas, que estejam próximas à estrutura do edifício. É possível elaborar um toldo um pouco maior, que cubra toda a área.

Toldo túnel

O termo toldo túnel é praticamente autoexplicativo: ele forma uma cobertura que protege contra o sol e a chuva.

O diferencial é que ele costuma ser mais longo, cobrindo calçadas e caminhos. Assim, ele pode ser usado em espaços abertos, permitindo que as pessoas transitem por ele independentemente do tempo.

Por conta disso, costumam ser usados em locais como campi universitários, clubes de campo, escolas, etc.

Toldo inclinado

Este tipo de toldo é muito comum em espaços como pátios e varandas. Ele costuma ser fixado em uma parede e ser levemente inclinado para baixo, daí seu nome.

Além disso, costuma haver uma extensão na parte oposta à da parede, que pode ou não usada. Quando aberta, ela costuma oferecer mais proteção contra o sol.