O aço galvanizado consiste no aço que foi submetido a um processo químico afim de ser protegido da corrosão. Sua produção é feita por meio da imersão do aço em zinco fundido, desencadeando uma reação com as moléculas de ferro presentes dentro do aço onde o zinco é incorporado.
O aço galvanizado permite a utilização de alguns dos principais processos de industrialização. Entre eles pode-se destacar:
- Dobra
- Corte
- Perfilação
- Solda a frio
- Estampagem
Lembrando que o uso destes não altera a qualidade final do produto.
Onde a chapa de aço galvanizado é usada?
A chapa de aço galvanizado recebe esse nome após passar por um procedimento que conta com a utilização de metais nobres que resultam na blindagem da chapa galvanizada.
A mesma possui uma vasta possibilidade de utilização, podendo ser sem ou com pintura, no ramo agrícola ou na construção civil, além de servir para a fabricação de rufos galvanizados e calhas, sendo que estes são os materiais utilizados em construções mais populares.
O tudo de aço galvanizado é fabricado sob rígidos padrões de segurança regulamentados por órgãos fiscalizadores, sendo sinônimo de eficiência e alta qualidade. Comumente usado em diversos setores e possuindo múltiplas aplicações, oferece versatilidade e é um ótimo custo/benefício.
Atualmente existem diferentes tamanhos de tubo galvanizado, além de certas particularidades em relação ao processo de galvanização.
Esse tubo de aço pode ser galvanizado a quente, sendo recomendado para a condução de fluidos e gases em geral como os óleos, ar-condicionado e até mesmo a água, consiste na galvanização total do material através da imersão do produto em zinco, como dito anteriormente, conforme a norma NBR 5580.
Já o tubo aço carbono é um dos produtos é um dos produtos mais usados no setor industrial.
Por parte desses segmentos existe uma necessidade enorme de se obter produtos de matérias-primas que não são corrosivos, afim de garantir a segurança do procedimento de montagens e uma grande durabilidade do material.
O tudo de aço carbono pode ser encontrado como uma vasta opção de diâmetro e modalidades, sendo possível encontrá-los em várias formas para os mais diferentes fins. À vista disso, fica a critério do consumidor decidir os diâmetros e formas à serem utilizados em determinado projeto.
Esse item pode ser classificado em dois tipos, sendo eles com costura e sem costura. Os tubos que não possuem costura são construídos por meio de um desenho de um sólido sobre uma haste.
Esse procedimento não conta com nenhuma soldadura. O tudo de aço que não possui costura ainda pode ser distinguido por ser mais confiável quando aplicado em projetos que contam com grande pressão de óleo, enquanto o modelo com costura possui fabricação onde é possível encontrá-lo com diversas metragens, espessuras e diâmetros.
Entre os modelos, o tubo de aço galvanizado com costura é o mais acessível por diversos motivos, principalmente por sair mais em conta do que o outro modelo e por ser encontrado com mais facilidade no comércio do segmento específico, além de poder ser limpo com maior facilidade.
Quais as vantagens do dobra de chapas?
As vantagens da dobradeira de chapa são várias, já que por meio deste serviço feito com máquinas de alta precisão pode-se fazer encomendas de espessuras e tamanhos diferentes juntamente com a rapidez no serviço que resultam no ganho de tempo e prazos de entrega mais satisfatórios.
As obras que precisam dessas chapas para sua construção em caldeiraria e metalúrgicas acabam sendo feitas de maneira mais rápida por serem encomendadas sob medida e já encaixarem de forma fácil nos locais de destino depois de dobradas.
Para o corte da chapa em si, utiliza-se um maquinário de última geração, o qual é feito o corte por meio de pressão, onde as máquinas introduzem uma grande pressão nas chapas, causando então um trinco no local de corte.
Com isso, usa-se uma guilhotina hidráulica CNC, que possui uma capacidade superior a 125 toneladas e com precisão de corte e dobra de chapas.
Por meio de uma faca existente na ponta dessas máquinas, após acontecer esse trinco a pressão aumenta, resultando no corte extremamente preciso.
Durante a dobra o processo é bem similar a uma máquina dobradeira hidráulica de aço, possuindo apenas algumas características que a chapa cortada é pressionada contra outra superfície juntamente de seus formatos curvados, ocasionados na dobra executada com perfeição.
Essas superfícies tendem a variar de formatos, já que a dobra de aço e cantoneira podem ser feitas em diversos tamanhos.