Os condomínios prediais são construções modernas, resultado da migração em massa para as cidades reduzindo os espaços físicos para construção de casa, comércios e empresas. Continue com a leitura e saiba mais sobre como funciona a construção de um condomínio.
Como solução, os polos urbanos passaram a ser mais verticalizados, ou seja, os prédios passaram a dominar o arquitetura moderna, atendendo a demanda da população adaptando aos espaços disponíveis.
Os condomínios prediais podem ser residenciais ou comerciais, entre eles há diferenças, sendo que o reservado à moradia possui uma estrutura mais ampla e maior que os modelos designados às empresas.
Construir um modelo residencial demanda um planejamento detalhado incluindo todas as áreas sendo elas:
- Apartamentos;
- Estacionamento;
- Área da piscina;
- Quadra esportiva;
- Playground;
- Salão de jogos;
- Salão de festa;
- Academia.
Sendo que os apartamentos são espaços reservados para a privacidade dos moradores, ou seja, cada um deles abriga uma família ou proprietário, e as demais áreas são de uso comum aos moradores, então todos podem usar. Pois, o condomínio se caracteriza por ser um espaço amplo, com diversos benefícios que pertencem a várias pessoas.
Para construir um condomínio completo, que atenda todas as necessidades dos seus proprietário, há alguns processos e elementos que são essenciais, por isso se você vai construir ou adquirir um apartamento em um condomínio continue lendo e saiba quais são eles.
Protegendo o espaço e as pessoas
Uma das principais exigências e prioridade do público é a segurança tanto à propriedade quanto à integridade física das pessoas, processos esses que muitas vezes estão relacionados, como a cerca elétrica residencial inserida em volta de todo o condomínio acima dos muros.
O objetivo da cerca é evitar que as pessoas tentem invadir os espaços reservado aos moradores, que adentrem aos apartamentos e assaltem os moradores ou cometam furtos saqueando objetos de valores que possam ser removidos rapidamente, dessa forma tanto as estruturas são asseguradas quanto as pessoas.
Outro sistema importante de segurança é a bomba de piscina, equipamento obrigatório para que a água seja limpa e bombeada sempre que necessário, evitando a proliferação de doenças e insetos, pois as bombas servem para manter a circulação da água, aspirando até o filtro e depois retornado até a piscina novamente.
Espaços cobertos do condomínio
Os condomínios são compostos por diferentes ambientes e alguns são mais abertos do que os outros. Nos locais abertos, as coberturas servem como uma proteção contra as ações do tempo, tanto às pessoas quanto aos imóveis, desse modo se tornam fundamentais, principalmente nas áreas da piscina e da garagem.
Atualmente, os condomínios possuem estacionamentos aos moradores e aos convidados, sendo que este último fica em locais mais acessíveis e nem sempre protegidos.
A fim de valorizar mais a construção, uma garagem de lona para os visitantes é ideal. Econômicas, personalizáveis, resistentes e duráveis elas agregam também na estética dos estacionamentos que são descobertos. Assim todos os carros são protegidos e as pessoas podem ter uma experiência mais tranquila na visita quanto ao carro.
As áreas reservadas para as piscinas podem ser compostas por uma variedade de modelos de coberturas, dentre elas o telhado de policarbonato que são produzidos com um plástico de alta resistência a impactos, além de serem de fácil manuseio e manutenção.
Além disso, promovem a economia, pois são transparentes e deixam ao mesmo tempo os espaços claros e protegidos por mais tempo.
Um dos avanços e inovações no contexto das cobertura que podem ser incluídas no projeto são as coberturas retrátil, que permitem um controle maior de seu uso, sendo modeladas de acordo com a vontade do morador, semelhante aos guarda-sóis que são utilizadas apenas para proteção quanto necessário.
Acabamentos indispensáveis em um condomínio
Antes da entrega das chaves, todos os detalhes precisam estar finalizados e verificados, assegurando a qualidade do projeto.
Um dos principais processos de acabamentos são as pinturas em espaços e estruturas externas. As tintas para esses locais precisam ser compradas especificamente para essa função, visto que elas diferem em resistência e composição dos modelos de tintas internas.
Contratar uma empresa de pintura SP torna esses processos mais simples e com mais qualidade, pois são realizados por profissionais qualificados não apenas em pintura, mas em trabalho em altura, ou seja, eles conseguem montar todos os equipamentos necessários e realizar o serviço com eficiência e segurança.
Após realizar todos os processos presentes no planejamento bem detalhado, bem como verificar cada etapa, é possível realizar a entrega do condomínio, promovendo um espaço com conforto, comodidade, estética e segurança aos moradores e seus visitantes.