As fachadas funcionam como o “rosto” de um prédio. Isto é, são nelas que a maioria das pessoas pensa quando se lembram da loja.
Por isso, é de muita importância que ela sirva como um item de comunicação visual, incluindo as cores temas da marca e se diferenciando das outras. Se a sua empresa é inovadora, nada melhor do que contar com uma fachada moderna.
Saiba mais sobre a fachada ventilada
Os Revestimentos fachadas ventiladas ganharam muita popularidade no mundo da arquitetura recentemente. Não é para menos: esse tipo de fachada traz diversas vantagens.
Basicamente, as fachadas ventiladas são uma segunda pele em relação ao prédio, ficando distantes da alvenaria de vedação (os blocos ligados por argamassa que formam a construção). Para isso, contam com uma armação de metal, geralmente o aço.
Essa fachada se destaca não apenas por seu visual moderno, mas porque gera economia de energia e deixa a temperatura do interior do prédio mais agradável.
Existe um chamado “efeito chaminé”, que é basicamente a movimentação do ar quente e do ar frio que, na configuração desse revestimento, faz com que mais ar frio entre na loja.
Por si só, a economia energética já poderia enquadrar essas fachadas como sustentáveis. Quanto mais luz solar entrando, melhor. Mas há ainda outra característica forte no quesito sustentabilidade: todos os materiais usados nesse tipo de estrutura são recicláveis.
Para aqueles que buscam por uma estética mais ecológica, existe a cobertura vegetal. Deixando-se um espaço entre a parede e a fachada de vegetal, ela é constituída por plantas, dando um visual verde para a sua loja.
Assim como o tipo ventilado, essa alternativa promove conforto térmico. Há quem indique o revestimento com argamassa antes de aplicar esse tipo de cobertura, para um desempenho melhor.
Para lojas que não se localizam em prédios, existe a possibilidade de visitar uma Fábrica de Toldos. Muitas pessoas procuram o item por suas utilidades, como proteger a loja contra os intempéries climáticos, como a luz solar e a chuva.
Entretanto, é fato que o item influencia e muito na estética da empresa e uma prova disso é a grande variedade existente, pode-se encontrar toldos:
- Fixos;
- Retráteis (abre e fecha);
- Tipo capota;
- Inclinado;
- Ponto reto;
- Tipo túnel.
Assim como podem ser feitos de diferentes materiais e em diferentes cores. Lonas de PVC ou acrílicas, policarbonato, estruturas de metal ou com acabamento em madeira, as opções são muitas.
Há quem escolha por um toldo personalizado com o nome da loja ou com os itens que ela comercializa, utilizando o toldo como um meio de divulgação.
Não se esqueça do interior da loja
Embora a fachada seja muito importante, não se pode deixar o interior da loja de lado. Uma dica para quem não quer gastar muito, mas deseja deixar a loja com um aspecto mais sofisticado é o uso de revestimento vinílico para o piso. A reforma pode ser feita em um dia.
Os pisos vinilicos são feitos de PVC (Policloreto de Vinila), um material que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo de reforma e construção.
As principais vantagens do PVC é que ele é resistente à umidade e é um bom condutor térmico, o que significa que garante conforto para o ambiente. Além disso, é um material muito fácil de se aplicar, não há necessidade de mexer no piso antigo para que esse seja aplicado.
Outro diferencial é o piso vinílico preço, muito mais barato que as placas e réguas feitas de madeira. Mesmo com a diferença de valor, a reprodução do visual da madeira é tão boa que muitas pessoas não conseguem reconhecer.
Existem diferentes opções de cores, dos tons mais claros aos mais escuros de madeira. Para lugares maiores, existe a opção do piso vinílico em manta ao invés de réguas, tornando a aparência mais uniforme e a instalação ainda mais fácil.
Por fim, seja reformando a fachada, colocando um toldo ou modificando o piso da loja, esteja sempre atento quanto à escolha da empresa fornecedora dos produtos e que realizará a instalação. Sempre há risco de desnivelamento, possíveis infiltrações, itens de qualidade duvidosa e muito mais.
Tente verificar os trabalhos anteriores da empresa e pesquisar a respeito dela na internet. Afinal, além de moderna, a fachada precisa ser funcional e seus elementos devem ser resistentes e duradouros.