A garagem passou a ser um ambiente cada vez mais comum nos projetos residenciais, isso porque os carros passaram a ser mais comuns e necessários no cotidiano da população.
Auxiliando e facilitando o transporte os carros já são normais e atendem com eficiência, muitas necessidades, como o ir e vir mais rápido, confortável e seguro.
Com isso, as garagens passaram a ser necessárias para que o armazenamento correto dos veículos ocorram, conservando e protegendo essas máquinas que em alguns cenários são instrumentos de trabalho e fonte de renda.
Dessa forma, é preciso construir um ambiente seguro e muito funcional permitindo um fácil acesso ao veículo.
Para ter uma garagem ideal há alguns processos e materiais que precisam estar presentes no projeto e o mesmo precisa ser executado com profissionais qualificados.
Coberturas de garagens
Um dos quesitos essenciais as coberturas têm a função de proteger a parte superior das garagens que podem ser construídas em espaços abertos, entretanto a exposição constante às intempéries como sol, chuva e ventos fortes acabam desgastando mais a carcaça dos carros, bem como suas peças e sistemas internos.
Uma das opções de cobertura é o pergolado de madeira garagem que promove um ambiente mais natural, sofisticado e diferente nas garagens.
Por serem estruturas de madeira, são bem resistentes e duráveis e podem ser compostas com a combinação de outros elementos como o vidro, ou ainda com a inserção de plantas para aproveitar o espaço e conservá-lo também.
Disponíveis em diversos modelos eles podem ser personalizados, ou seja, construídos de acordo com as especificações de cada cliente, tornando ideal ao projeto agregando em segurança e estética ao ambiente.
Indo desde o estilo mais rustico até o mais elegante o pergolado de madeira é versátil e muito fácil de ser harmonizado ao ambiente.
Além dele, há também as coberturas de concreto, policarbonato e metálicas, todas com vantagens e boas qualidades, o modelo mais indicado é sempre aquele que atende melhor as necessidades de cada garagem e espaço.
Portões para propriedades
Atualmente, a maioria das propriedades possuem portões, que são delimitadores de espaços e ao mesmo tempo objeto de proteção e segurança aos moradores.
Quando as garagens passaram a ser mais comuns, um outro modelo de portão também passou a ser mais utilizado, aquele que possui a abertura necessária para a passagem dos automóveis.
Com as contribuições dos avanços tecnológicos os portões automáticos passaram a ser mais utilizados, pois promovem mais:
- Facilidade no desenvolvimento da função;
- Mais segurança;
- Praticidade;
- Conforto aos proprietários.
O seu funcionamento ocorre por meio da inclusão de um motor que é acionado via controle remoto tanto para abrir quanto para fechar, com o desenvolvimento dessa tecnologia, nos dias atuais os portões abrem e fecham mais rapidamente, reforçando a segurança de todos.
Revestimentos: parede e pisos
Os revestimento ocorrem tanto nas paredes quanto no piso. Por ser um espaço que o impacto é alto devido ao peso do carro e sua movimentação, o piso precisa ser bem resiste aos seus atritos e passagem.
Atualmente, o principal modelo é o piso epóxi 3D, comuns em chãos de fábricas eles são bem resistentes e possuem bons aspectos estéticos também, junto o visual e o funcional em um único produto.
Disponíveis em diferentes cores, eles podem ser personalizados e seu processo de instalação e manutenção são simples e práticos, porém, para sua implantação é necessário contratar os profissionais e equipamentos corretos, assim o resultado pode ser atingido.
Caso opte por outro modelo de piso há a tinta epoxi para garagem que é desenvolvida para serem aplicadas em locais de altos impactos, podendo ser aplicadas em diferentes superfícies elas reforçam a resistência e durabilidade do revestimento.
Na construção de garagens coletivas como em condomínios é preciso fazer uma divisão do estacionamento para que todos os moradores tenham vaga para seus carros.
Além de organização para a entrada e saída sem problemas ou imprevistos, para isso um recurso simples é aplicado e funciona muito bem, a pintura de faixas de estacionamento, separando adequadamente cada vaga.
Assim todos são assistidos e contemplados com as vagas.
Acessórios decorativos
Para finalizar a organização e montagem desse ambiente é preciso investir em pequenos detalhes que agregam valor estético e deixam o ambiente mais belo e harmonioso.
Como não há muitos espaços a criatividade permite a utilização de outros ambientes, como os pergolados e as paredes, para inclusão de plantas com um jardim suspenso de madeira, deixando ainda mais natural e com um ar mais leve e limpo devido as plantas e seus processos de respiração e fotossíntese.
Ao finalizar com pequenas decoração o ambiente está perfeito para recepcionar seu principal objeto de proteção e conservação.