A construção civil é muito importante na sociedade, responsável por atender as demandas que transformam os locais, o modo das pessoas se relacionarem e promovem a melhoria na qualidade de vida.
Diante do impacto que também reflete na economia do país, o setor industrial passou a investir em tecnologias e soluções para melhorar a qualidade dos serviços e produtos que são oferecidos pela construção civil.
Para atender todas as demandas e necessidades de um projeto, outros sistemas precisam ser acoplados e desenvolvidos para entender melhor a complexidade de um projeto de construção civil, abaixo há alguns projetos e equipamentos que são necessários e suas respectivas funções dentro do projeto geral.
Drenagem pluvial
O projeto de drenagem pluvial é muito importante para a obra, pois ele é o sistema responsável pela drenagem das águas que escoam dos terraços, telhados, da chuva e até mesmo do excessos de água no subsolo do terreno.
Com isso, eles são os responsáveis por evitar alagamentos, erosões no solo e a umidade que pode ter suas causas na ausência desse sistema.
Formado por instalações e estruturas destinadas ao transporte, retenção, tratamento e distribuição final das águas da chuva, o sistema de drenagem pluvial pode ser categorizado de duas formas: microdrenagem e macrodrenagem.
Na primeira forma o sistema contempla a coleta das águas subterrâneas e superficiais por meio de pequenas e médias galerias.
Já a macrodrenagem, além de contemplar todo o sistema do micro, inclui grandes galerias e os corpos receptores destas águas que podem ser rios ou canais.
A estrutura de um sistema pluvial é composto por:
- Guias que ficam nas bordas das ruas;
- Sarjeta;
- Bueiros;
- Galerias;
- Poços de visitas;
- Trecho de galeria;
- Bacias de amortecimento.
As sarjetas servem para ajudar na condução e coleta das águas de escoamento superficial. Já os bueiros captam as águas transportadas, enquanto as galerias são responsáveis pelo transporte até o ponto de lançamento.
Os poços são espaços reservados para limpeza e monitoramento dos dutos e os trechos são as passagens entre as galerias.
Por fim, as bacias são os grandes reservatórios de água da chuva que são liberadas gradualmente ao meio ambiente.
Cabeamento estruturado para construção
O projeto de cabeamento estruturado é desenvolvido com o objetivo de realizar a correta distribuição da energia e conexões online por meio dos cabos de forma organizada e funcional.
Eles estão mais presentes em estruturas prediais e empresas, mas também há projetos residenciais.
O cabeamento estruturado instalação é complexo e demanda de conhecimentos técnicos específicos, por isso, na maioria das vezes é realizado por empresas especializadas.
Por ter uma estrutura de cabos precisa ser realizado junto com o projeto de eletricidade para que a energia consiga abranger todas as necessidades desse modelo de cabeamento.
O processo de planejamento e instalação precisa ser realizado com os equipamentos corretos e o trabalhador precisar usar todos os meios de proteção disponíveis para evitar acidentes e danos a sua saúde e bem-estar, assim como de toda comunidade ao entorno da obra.
Rede coletora de esgoto
O projeto da obra precisa ir de acordo com o projeto de rede coletora de esgoto sanitário, pois é necessário que a obra tenha uma ligação e se comunique com ele para que o esgoto produzido com a construção seja conduzido e despejado de forma correta. Isso evita problemas com maus cheiros, poluição do solo e da água, além de minimizar a destruição do meio ambiente.
Por ser um projeto complexo, o profissional precisa ter os conhecimentos necessários, ou seja, ser especialista no assunto e possuir uma equipe igualmente qualificada no desempenho de suas atividades para que problemas futuros que envolvem o investimento alto para conserto sejam evitados.
Máquinas e equipamentos de construção
Para execução do projeto de construção de uma obra os equipamentos são necessários, um deles é o silo de cimento preço, que serve para armazenar e transportar o cimento até o batedor de massa.
A vantagem principal da utilização desse equipamento é que ele reduz o desperdício de material, seja por produção em excesso ou por armazenação indevida, reduzindo o trabalho e também refletindo nos gastos.
Outro equipamento importante é o compactador de solo. Por ter um uso por tempo determinado, o aluguel de compactador de solo é o mais indicado para as obras.
Responsável por consertar o desnivelamento do solo, o compactador é utilizado em muitas obras, pois serve para comprimir ou adensar os mais diversos tipos de solos desde os de terra e areia até os de cimento e asfalto, ou seja, qualquer material arenoso ou granulado.
Com vários nomes e modelos, o sapo compactador de solo preço aluguel é variado e irá de acordo com as características que o produto oferece.
Assim, para fazer uma obra é importante que todos os aspectos e projetos sejam bem estruturados, pesquisados e executados, de modo a assegurar os resultados com conforto e segurança.