Cada etapa realizada em um canteiro de obras, seja qual for o tamanho do empreendimento imobiliário, deve atender a normas de segurança e regulamentação dos processos, como a elétrica, de acordo com o planejamento estabelecido.
A burocracia estabelecida para as regras de construção civil é criteriosa, pois envolve diversos passos.
Portanto, os profissionais de diferentes setores, como engenharia e a arquitetura, devem estar atentos aos procedimentos adotados, respeitando os limites de cada etapa, para que tudo seja realizado de modo fluido, buscando a harmonização em um ambiente de trabalho.
Outros profissionais são necessários, em diferentes etapas, para o sucesso de um empreendimento imobiliário.
Investimentos imobiliários demandam pesquisa de mercado, verificação da necessidade de implementação de casas, estabelecimentos comerciais, condomínios residenciais e industriais, que devem ser acompanhados por administradores e corretores de imóveis.
Os direitos e deveres também devem ser colocados em pauta, para identificação de documentos necessários, e todos os equipamentos necessários para a construção de um imóvel, respeitando todos os procedimentos, em acordo com as leis municipais, estaduais e federais.
Segurança na parte elétrica
Entre os projetos aplicados na construção civil, e que é de suma importância, principalmente, por necessidade de segurança aos moradores de uma residência, estão as instalações elétricas, que fazem parte de toda estrutura imobiliária.
A qualidade de energia elétrica disponibilizada em um imóvel pode ser controlado, principalmente, com a instalação de um quadro de distribuição eletrica com barramento, garantindo o abastecimento de energia em todos os cômodos de uma residência.
As tempestades elétricas, muito comuns nos períodos chuvosos, pode afetar o fornecimento realizados por concessionárias.
A instabilidade pode gerar sobrecarga de energia no sistema elétrico, ocasionando queima de placas e circuitos dos equipamentos elétricos ligados à tomada, como televisores, aparelhos de som, computadores e geladeira.
O curto-circuito também pode ocasionar problemas de fornecimento de energia elétrica, e a identificação só pode ser feita por um profissional capacitado.
Para verificar os problemas ou avarias no sistema de abastecimento de energia, o profissional especializado pode emitir um laudo tecnico descarga atmosferica, para identificar as causas de queda de energia, ou sobrecarga no sistema, e corrigir, de forma pontual, com reparos necessários em toda a rede de transmissão de energia elétrica.
Até mesmo a instalação de um sistema de para-raios pode ser suficiente, protegendo equipamentos elétricos, de maneira geral.
Prevenção permite vida útil maior da elétrica
Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversas placas, que podem sofrer avarias, caso o sistema elétrico não corresponda às necessidades de energia para cada equipamento.
A montagem de painel de comando em um residência pode ser a solução ideal, conforme a identificação dos processos de captação e distribuição de energia, em uma residência, ou um estabelecimento comercial.
Um projeto devidamente instalado, em qualquer setor, tem diversas vantagens, como:
- Maior segurança aos usuários;
- Evitar escape de energia elétrica;
- Facilidade na manutenção preventiva e corretiva;
- Organização de disjuntores dentro do painel.
A necessidade de manutenção preventiva e corretiva deve ser realizada, com o passar do tempo. A segurança dos moradores é garantida, quando a caixa de comando eletrico está organizada, sem nenhum tipo de fio desencapado ou solto.
Caso haja qualquer ocorrência de instabilidade energética, apontando falhas, mesmo com todo o sistema interno verificado e o diagnosticado, é preciso verificar a área externa, sob responsabilidade das concessionárias.
Responsabilidade de empresas concessionárias
Se há um problema no abastecimento de energia local, é preciso contatar uma empresa de manutenção de cabine primaria, que está sob a responsabilidade das concessionárias, para verificar os problemas, e apresentar as soluções necessárias.
Para verificar o cabeamento aéreo, que faz parte do sistema elétrico na maioria dos municípios, equipamentos específicos são necessários, e devem ser utilizados, para maior facilidade de acesso, e trabalho com maior segurança.
O fornecimento, de uma forma geral, está ligada às empresas concessionárias, que distribuem a energia elétrica a partir de hidrelétricas, ligando diferentes partes do país, até o consumidor final.
Para atender às normas regulamentadoras, a disponibilidade de veículos específicos pode ser feita por meio de locação de caminhão munck em guarulhos, para que o profissional responsável possa verificar as caixas de distribuição que ficam em cima de postes, sem colocar a própria segurança, ou de terceiro, em risco.
Projetos realizados com segurança
Independente do profissional que será responsável por cada etapa, é preciso identificar as necessidades de implementação de um empreendimento imobiliário.
É importante que cada equipe trabalhe na área em que é especializada, proporcionando maior segurança e conforto para os moradores ou transeuntes, respeitando as leis e normas que regem o setor da construção civil.