A construção civil e as empresas construção civil são os setores que mais crescem no Brasil. Isso ocorre por diversos motivos, desde a contratação de inúmeras pessoas, como também manter o comércio altamente lucrativo com a venda de prédios e casas.
O segmento também é responsável pelas obras públicas como aeroportos, rodovias, pontes e outros tipos, fazendo com que o PIB, Produto Interno Bruto, seja estimulado.
Para que todos esses elementos funcionem, é importante ressaltarmos que há diversos tipos de procedimentos que garantem que a construção ocorra bem.
Assim, desde a sondagem tipo SPT até a contratação de mão de obra, esse setor possui inúmeros pontos de importância que iremos tratar neste texto.
As etapas da construção
Para que o setor da construção civil seja efetivo e correto, é importante que ela possua alguns elementos, ou melhor, que as empresas de engenharia civil atendam e sigam alguns procedimentos, como:
- Cronograma da construção;
- Projeto;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);
- Logística.
O cronograma da construção é de grande importância para evitar imprevistos durante a obra, como a falta de material elétrico para construção ou a escassez de mão de obra.
O cronograma garante que se tenha uma visão ampla e total do tempo de execução do projeto, além de levar em consideração a gestão financeira e de pessoas.
Para que o cronograma seja efetivo, é importante seguir alguns passos como:
1. Definir as atividades que serão realizados na obra, tendo noção do orçamento e do escopo de todo o projeto;
2. Sequenciar as atividades, tendo cuidado para que as etapas não se atrapalhem ou cruzem;
3. Depois é necessário estimar quanto tempo cada etapa durará. Para isso, utilize parâmetros, peça ajuda de engenheiros e arquitetos.
4. Por último, estipule um cronograma inicial como uma referência para as atualizações periódicas.
Os cronogramas são altamente importantes para construtora de casas, apartamentos e outros tipos que precisam atender grande demandas.
Além do cronograma, é importante ter um projeto feito por um arquiteto e um engenheiro.
O projeto deve levar em conta todas as possíveis ações climáticas que podem ser empecilhos, como as dificuldades meteorológicas; assim como os problemas no terreno, como elevações e variações de solo.
Do mesmo modo, é preciso considerar a mão de obra e os tipos de materiais que serão utilizados, como a areia lavada preço, estruturas metálicas e outras.
Outro ponto importante para a construção civil é a ART, Anotação de Responsabilidade Técnica. Basicamente, ela consiste em um documento que tenta assegurar todos os direitos autorais do projetista e delega a responsabilidade da remuneração dos profissionais que trabalham na obra.
Além da ART, outro ponto muito importante nas obras é a logística, que falaremos mais detalhadamente no tópico abaixo.
A logística da obra
A logística trata da organização dos recursos da construção. Um exemplo disso é a organização dos materiais e equipamentos que serão usados na obra. Para que tudo se encaminhe bem, é preciso um planejamento logístico, que incluii alguns elementos como:
- Tipologia e localização do canteiro;
- Construções vizinhas;
- Vias de todos os acessos e tráfego;
- Nível de especialização dos colaboradores.
Um dos pontos principais da logística é a disponibilidade de mão de obra. Isso porque, se não tratar disso, a obra fica inviável e não é possível dar continuidade ao projeto, atrasando todos os processos. A mão de obra deve ser altamente responsável e dinâmica, ou seja, profissionais qualificados e que sejam eficientes.
Por fim, para que toda obra de construção civil ocorra de acordo com o esperado, é necessário estar atento a segurança.
Um dos pontos de segurança mais importantes é a prevenção de acidentes e de doenças laborais, cuuidados esses que são cruciais para que a saúde dos trabalhadores seja assegurada.
Outros pontos importantes
Há outros pontos relevantes, como o relacionamento com fornecedores qualificados. Isso porque bons fornecedores impactam diretamente no orçamento da obra e qualidade dos materiais.
Os fornecedores devem agir de forma estratégica e totalmente fundamental para que todos os procedimentos sejam garantidos, ou seja, para que a construção traga benefícios para ambas as partes e ocorra no tempo determinado.
Assim, para que tudo ocorra bem, é necessário atender todas as normas e de planejamento estratégico para redução de gastos e maximização dos lucros.
Fazendo isso, a construção civil continua sendo um importante setor dentro de toda economia, atendendo à todos com qualidade e segurança.