A construção de um empreendimento necessita de diversas atenções, da escolha minuciosa de cada material que irá compor a fundação da estrutura, no desenvolvimento de cada parede, teto e cômodo, até na parte elétrica e na fiscalização que será feita posteriormente para validar a estrutura como segura para que as funções daquele tipo de empreendimento possam ser iniciadas.
Esses serviços são complexos e necessitam ser executados com total dedicação para evitar problemas, tanto com a lei quanto com o mal funcionamento do espaço.
Para sanar as dúvidas que giram em torno desses serviços este artigo irá elucidar diversas informações referentes à fiscalização, alguns procedimentos adotados na construção e até em como garantir que a parte elétrica esteja segura. Então se mantenha atento até o final do artigo.
Engenharia civil: o que é e seus detalhes
É conhecido como engenharia civil todo tipo de processo de engenharia que tenha como objetivo melhorar ou facilitar o convívio civil.
Normalmente são obras extremamente necessárias para algo vital em sociedade, além de cuidar e existir normas (conhecidas como NRs – Normas Reguladoras) que garantem a proteção e preservação de áreas naturais e do meio ambiente.
As NRs devem ser seguidas por diversos tipos de construções, mas principalmente aquelas que irão trazer danos para áreas de vegetação pouco comum, consideradas raras e que devem ser preservadas.
Esse tipo de engenharia visa, no seu cerne, um molde de sociedade muito mais sustentável e fácil para a população, em geral.
O profissional dessa área possui fortes conhecimentos de ciências exatas que são cabíveis em praticamente todos os processos de construção, onde as medidas, pesos e volumes devem ser exatos.
Mas é claro que além disso o profissional deve contar com atributos a mais, como boa comunicação, liderança e saber lidar com prazos e orçamentos.
Antes de cuidar da construção de empreendimentos, os engenheiros passam por processos de testes com avaliações de plantas de casas para entender como funcionam essas estruturas que, apesar de simples, possuem a sua complexidade voltada para a experiência do cliente (morador) e através dessa avaliação ele cria uma mentalidade de pensar em como o empreendimento poderá ser mais produtivo para o cliente (funcionários e colaboradores), um quesito que pode tornar diversas indústrias mais produtivas.
Como funciona a fiscalização?
A fiscalização de obras e serviços de engenharia é essencial para garantir que todos os detalhes estruturais e de segurança sejam atendidos corretamente, evitando grandes acidentes, como: incêndios, falhas elétricas, fissuras e problemas na estrutura.
O mais comum é que essa fiscalização seja realizada durante o decorrer da obra, pois é muito mais fácil realizar uma mudança preventiva do que uma corretiva, pois a corretiva – como o nome sugere – deverá ser feita após o problema ser identificado, o que muitas vezes irá demandar que o empreendimento pare as suas operações para que a manutenção seja feita.
Além disso, essa fiscalização tem como objetivo garantir que o orçamento e o prazo sejam atendidos, fazendo com que nenhum imprevisto surja durante a construção e que não existam gastos desnecessários.
Vamos entender agora um dos principais laudos emitidos em construções.
Laudo de instalações elétricas
O laudo instalações elétricas é um documento essencial em qualquer empreendimento, pois nele constam as principais informações referente às instalações elétricas, sobre como foram instaladas e existem diversos projetos e instalações que entram nesse tipo de laudo, como:
- SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas);
- Painéis de distribuição;
- Transformadores e geradores;
- Sistema de aterramento.
Essa avaliação é realmente completa, pois deverá identificar qualquer tipo de problema que possa gerar acidentes ou falhas, trazendo risco aos colaboradores e clientes presentes no empreendimento, além de gerarem gastos desnecessários.
Vale lembrar que a rede elétrica ainda é a principal causadora de incêndios, que podem ser evitadas com projetos e instalações que passem por vistorias completas.
Qual o procedimento mais comum numa construção?
Existem diversos procedimentos e serviços que são adotados durante uma construção e reforma, sendo que alguns se destacam pela quantidade de vezes que são aplicados e pela flexibilidade que oferecem. Iremos abordar agora o principal procedimento presente em construções e reformas.
Furo em concreto: para que serve?
O furo em concreto é muito utilizado para criar encaixes de peças que devem ser soldadas ou fixadas na base metálica dentro do concreto ou na própria peça que foi perfurada, além disso é um procedimento muito comum para facilitar a implementação de conduítes, canaletas e criar passagem para fiações elétricas.
O furo em concreto preço é acessível, podendo ser feito com o uso de equipamento específico ou por uma empresa especializada.