A automação residencial consiste no uso da tecnologia a fim de facilitar e tornar automático alguns dos procedimentos habituais que em uma residência convencional acabaria ficando por conta de seus moradores.
Por meio de um temporizador, sensores de presença ou com um simples toque em um botão presente em um aparelho de um controle remoto ou até mesmo keypad.
Torna-se possível o acionamento de cenas ou tarefas previamente programadas, de modo a otimizar tempo, conforto, economia e praticidade ao morador.
O projeto de automação residencial visa proporcionar um conforto que antes não se podia imaginar, principalmente por conta de poder ser facilmente adaptado à quaisquer utilidades presentes em ambiente residencial.
Resultando em uma tecnologia extremamente expansível e flexível onde o próprio habitante é quem designa de que modo será beneficiado com tais ações.
Uma empresa de automação residencial visa a diminuição de tarefas rotineiras e visa pela segurança de seus consumidores, tendo isso como característica principal.
Atualmente, é procurado por um grande número de pessoas diversos modos de aumentar a segurança no âmbito residencial ao mesmo em que seja possível aperfeiçoar tarefas de maneira que um menor esforço e período de tempo seja demandado, o que resulta significativamente em conforto e comodidade.
O consumo de energia que é reduzido também aparece como um dos principais fatores que tendem a justificar tal ação entre os consumidores.
Além de estar sendo cada vez mais procurado para finalidades residenciais, o conceito do projeto vem ganhando cada vez mais força em diversos setores comerciais.
Existem redes variadas que acabam destinando diferentes aplicações, onde cada rede é independente e é usada com uma finalidade correspondente às suas características.
De modo que torna-se possível então observar a presença de redes que sejam mais especificas para cada uma das utilizações para controle de acesso e à climatização, de forma que cada uma das principais aplicações baseia-se sempre em quesitos que garantem uma maior segurança, como no canso do controle em casos de incêndios.
Tais fatores é o que tornam a rede doméstica uma ótima solução para problemas diversos que são comumente encontrados, podendo ser usado para qualquer finalidade que se faça desejada, necessitando apenas de um planejamento adequado.
Visto de modo mais amplo, o sistema de automação conta com um complexo desenvolvimento de sistemas no que diz respeito ao uso de recursos de redes domésticas em que as tarefas são consideradas chatas ou rotineiras e que muitas vezes acabam passando despercebidas pela maioria das pessoas.
O elevador residencial como um item para automação
Hoje em dia, dois dos modelos de elevadores que mais têm sido utilizados em ambientes residenciais consistem nos equipamentos elétricos e hidráulicos. Com uso um pouco menos comum, encontra-se também o modelo de elevador a vácuo.
Os equipamentos hidráulicos, conforme o nome indica, são itens que se movem graças a um pistão hidráulico que fica presente embaixo do equipamento.
Onde utiliza-se o mesmo princípio de funcionamento presente nos elevadores de carro, enquanto os elevadores elétricos contam com a utilização de cabos e são acionados através de energia elétrica, sendo este método semelhantemente aos elevadores convencionais.
Custo, instalação, durabilidade e manutenção são alguns dos critérios que devem ser levados em consideração durante a escolha de um elevador residencial.
Decidir qual dos possíveis modelos visa atender as necessidades baseia-se naquilo que é ofertado no mercado do segmento, bem como quais as vantagens que cada um deles agrega e a percepção de uso que cada um dos equipamentos possui.
Então, vale aqui relembrar os fatores que devem ser levados em conta, sendo eles:
- Custo
- Instalação
- Manutenção
- Barulho
- Velocidade
- Segurança
Entenda os dois sistemas
Estes equipamentos necessitam de sistemas mecânicos para a transportação de grandes pesos, sendo estes mecanismos de controle de tranquila operação para o morador e que contenha dispositivos que visam garantir a segurança adequada.
O elevador hidráulico residencial se move através de um pistão hidráulico que faz uso de técnicas similares aos elevadores de carros, sendo este uma bomba eletro-hidráulica que injeta o fluido necessário a um pistão localizado dentro de um cilindro, resultando no deslocamento da cabine.
enquanto outro modelo, popularmente conhecido como um elevador de tração, conta com o uso de uma máquina de tração superior que tende a tracionar os cabos de aço de modo que o conjunto cabine e contrapeso se movimente.
Sendo assim, o mercado oferece as duas principais opções: o hidráulico que possui uma estética mais agradável para arquitetos e engenheiros e os equipamentos instalados em diferentes locais, e o convencional, que consiste em modelos com velocidade superior e acabam sendo modelos mais difundidos no mercado atual.