A construção de um empreendimento imobiliário demanda muitos serviços, com tarefas específicas para profissionais de áreas técnicas que são obrigatórias. Todo esse cuidado é para garantir a segurança e o conforto dos usuários, após a entrega das chaves.
Isso vale tanto para casas de conjuntos habitacionais que fazem parte de programas governamentais quanto de condomínios residenciais ou comerciais, como shopping centers, arenas esportivas e espaços culturais.
Serviços de limpeza de área demanda máquinas especiais
A preparação de um terreno para a instalação de um empreendimento imobiliário é importante desde o início.
A identificação do solo e subsolo permite verificar se não há lençóis freáticos, que podem refletir em adaptações específicas para evitar a umidade ou até mesmo na proteção do meio ambiente no entorno das obras.
A interferência sob qualquer aspecto, nesse sentido, pode embargar a obra. Por isso, desde o princípio, é preciso contar com especialistas em áreas específicas para que se possa fazer a terraplanagem de terreno de maneira tranquila e apropriada.
Esse serviço deve ser realizado com o acompanhamento de profissionais que atuam na área de nivelamento de solo. O terreno precisa ficar totalmente plano para receber as obras estruturais de um empreendimento imobiliário.
São utilizados tratores e retroescavadeiras, dependendo das características da área e a situação em que o espaço se encontra. Esse trabalho segue alguns passos que são padronizados no setor da construção civil, sendo eles:
- Aterramento e escavação;
- Retirada de vegetação como mato e árvores;
- Drenagem de água;
- Compactação do solo.
Muitas empresas de terraplenagem e pavimentação em SP oferecem esses serviços em um pacote único, com profissionais capacitados e veículos adequados para cada etapa do processo. Um trabalho bem feito impede a erosão ou qualquer possibilidade de deslizamento de terra.
Em alguns casos, além da drenagem da água do solo, pode ser necessário a construção de encanamentos para direcionamento de água pluvial inicial, além de muros de contenção, caso o terreno seja inclinado ou tenha encostas nas proximidades.
Visão externa ajusta projetos em legislação
O planejamento estratégico para que as etapas de construção civil sejam seguidas de maneira apropriada deve ser colocado em prática desde o princípio.
A apresentação de um projeto estrutural assinado por engenheiros e arquitetos é fundamental, inclusive para a produção de documentos e serviços burocráticos relacionados ao poder público e entidades de classe.
As plantas estruturais servem como direcionamento dos trabalhos, identificando as áreas que devem ser acompanhadas etapa por etapa.
Após a preparação do terreno começam os trabalhos de instalação de sapatas de sustentação e identificação de espaços para vigas e colunas de suporte. Se o solo estiver devidamente compactado, a colocação de um contrapiso é questão de tempo.
Para garantir que tudo está dentro do planejamento, não será necessário uma adaptação para que a junta de dilatação tenha papel nos movimentos da estrutura proporcionados por causa da expansão nas estações climáticas mais quentes e a retração nos meses mais frios.
Vale lembrar que o serviço realizado sob piso, ou seja, a terraplanagem e a drenagem do solo, podem influenciar em alguns aspectos estruturais, como o aparecimento de rachaduras caso não sejam tratadas de forma adequada.
Encaminhamento de entulho para local adequado
Ainda sobre a preparação do solo, é importante ressaltar que, em muitos casos, a remoção de terra não é a única tarefa de empresas especializadas.
Os terrenos que contam com estruturas imobiliárias que podem ser demolidas podem precisar da remoção desse material também.
Visando as estratégias de sustentabilidade empregada nos mais diferentes setores, aqui não é diferente e se preocupa com a legislação ambiental voltada para esse segmento.
Por isso, as construtoras e incorporadoras tratam com empresas de disk entulho que tenham a possibilidade de encaminhamento de material que recicla os resíduos sólidos da construção civil.
Essa preocupação é válida, pois muitos materiais podem ser transformados em bloquetes de concreto, madeiras transformadas em placas de MDF e vidro com destinação correta.
Os trabalhos que envolvem esse setor têm crescido exponencialmente, aproveitando muito material que antes era desperdiçado e promovendo o enriquecimento dos resíduos sólidos em novos produtos voltados para o próprio setor.
As empresas que trabalham com aluguel de caçamba formalizam parcerias com construtoras e indústrias de reciclagem para que todos saiam ganhando, inclusive a sociedade.
Essa terceirização de serviços é uma forma de focar no projeto em si, priorizando a construção propriamente dita e deixando para profissionais e empresas com conhecimento técnico as tarefas de segundo plano, mas não menos importantes.