Uma obra possui muitas etapas e é composta de uma gama variada de materiais, como a parede drywall preço, que apesar de ser bastante conhecida nos Estados Unidos da América, chegou ao Brasil faz pouco tempo e tem tido uma grande aplicabilidade em diferentes tipos de projetos.
Essas várias etapas da obra tem um objetivo: construir da melhor forma possível e com a maior qualidade. Mais ainda, com isso, o trabalho dos engenheiros e arquitetos ganham certo grau de reconhecimento e a comunidade pode contar com estabelecimentos seguros e otimizados.
Para que todas essas etapas sejam feitas com qualidade e eficiência, é necessário alguns componentes, como o planejamento arquitetônico e uso de ferramentas adequadas que vão desde a maquina de cortar concreto até o uso de retroescavadeiras.
O planejamento arquitetônico é o momento em que a obra ganha fôlego, ou seja, é quando os conceitos são pensados, os materiais são definidos, bem como são estipulados os sistemas e processos construtivos que serão utilizados.
Os sistemas construtivos são as ações que são usadas para que a obra saia do papel e ganhe vida. Hoje em dia a alvenaria convencional é a que mais está em voga e a mais utilizada. No entanto, com o aparecimento das empresas de projetos de engenharia sp e de arquitetura, outros sistemas vem chamando a atenção, como o steel frame.
Neste artigo abordaremos alguns elementos que são importantes para a construção, como os tipos de sistemas construtivos e outros elementos que podem ser aplicados nas estruturas. Afinal, somente com esses dados é possível ter um vislumbre do que será a obra.
Os tipos de sistemas construtivos
Atualmente, o tipo de sistema construtivo mais usado é o de alvenaria convencional, entretanto, por conta da tecnologia, novos sistemas e metodologias vem surgindo, trazendo mais beleza para as obras como um todo.
Muitos são os sistemas criados, sendo alguns deles:
- Alvenaria convencional;
- Alvenaria estrutural;
- Steel frame;
- Wood frame.
A alvenaria convencional também é chamada de alvenaria de vedação e tem como princípio usar o sistema pilar-viga-laje, que são feitas de concreto armado.
Essa estrutura é responsável pela sustentação da edificação e tem a função de vedar e separar ambientes, sendo utilizados tijolos para tal. Para a adequação do material aos espaços, em alguns casos é preciso utilizar uma maquina de cortar asfalto para que ele possa ser personalizado.
Esse é o sistema mais usado no Brasil e, por esse motivo, muitos acreditam que o formato construtivo não necessita de grande contingente de mão de obra especializada. Por conta disso, em alguns projetos é possível verificar inúmeros retrabalhos e a geração de muitos resíduos.
Deste modo, vale destacar que independentemente do projeto que será adotado, é muito importante contar com especialistas para a realização do trabalho.
A alvenaria estrutural, por sua vez, também demanda mão de obra especializada pois a estrutura e a vedação da edificação é vista como apenas uma estrutura, utilizando-se de blocos cerâmicos ou de concretos específicos para tal fim.
Esse projeto deve ser bem pensado, de modo que os projetos elétricos e o hidrossanitários estejam compatibilizados.
Em obras com mais de quatro metros com esse tipo de sistema é preciso aplicar barras de aço junto com os blocos para trazer mais estabilidade.
Outro sistema comum é o realizado por empresas de steel frame. Esse tipo de construção é industrializado e é realizado com o uso de perfis de aço galvanizado. O fechamento dessa estrutura é feita com placas cimentícias, de madeira ou drywall.
A grande vantagem desse sistema é que a geração de resíduos é mínima e não há uso de água. Com isso, permite maior agilidade na construção e menor custo.
O uso de ferramentas na obra
Para que esses sistemas sejam colocados em prática de forma correta, os trabalhadores precisam ter acesso a máquinas e ferramentas adequadas.
No entanto, muitas vezes a compra de muitas máquinas e ferramenta se tornam inviáveis pelo preço e pela necessidade de manutenção. Mas, para resolver tudo isso existe a modalidade de aluguel de equipamentos.
Com a locação é possível optar pelo aluguel de parafusadeira e outras ferramentas elétricas, bem como máquinas por um preço mais e conta e que se adapta melhor aos diversos orçamentos.
Além da variedade de peças disponíveis, vale destacar que a manutenção e o armazenamento é feito pela locadora, otimizando o espaço de obra e custos extras nesse contexto. Como o aluguel é feito por um determinado tempo, o valor da diária é mais vantajoso do que o parcelamento de uma dessas máquinas.
Portanto, sabemos que os sistemas construtivos e as ferramentas são imprescindíveis para a composição de uma obra segura e eficiente, além de proporcionar um bom desempenho.