O crescimento populacional tem proporcionado o surgimento de novos empreendimentos imobiliários, com uma vantagem na construção de condomínios residenciais e empresariais nos centros urbanos.
Para atender a demanda crescente, as construtoras e incorporadoras têm implementado novas técnicas nos canteiros de obras, com projetos que amplificam o conforto dos moradores, pacificando a convivência em ambientes de uso comum.
As maiores preocupações dentro de um condomínio são a privacidade, a segurança e a praticidade de localização.
Por isso, os projetistas, entre engenheiros e arquitetos, têm desenvolvido técnicas que se aplicam nas obras para garantir o conforto dos moradores, principalmente relacionado ao isolamento acústico e o emprego de janelas com vidros foscos ou temperados, impedindo a visualização alheia.
Abastecimento de água em todos os pontos
As empresas públicas e privadas de abastecimento de água têm a obrigação de fornecer seu produto até um ponto limite dentro do terreno imobiliário. A partir deste local, todo o sistema hidráulico deve ser de responsabilidade dos construtores.
Em condomínios prediais, em que a água deve chegar até o ponto mais alto, é necessário a instalação de uma bomba centrífuga a partir do subsolo, distribuindo de maneira planejada.
Dentro do projeto é preciso especificar, entre outros pontos:
- Sistemas de combate a incêndio;
- Abastecimento de áreas comuns e apartamentos;
- Direcionamento de água pluvial;
- Área de lazer e piscina.
Todos os detalhes devem ser demonstrados em uma planta do sistema hidráulico para a realização de manutenção preventiva e corretiva, quando houver necessidade.
Para não prejudicar o abastecimento de água para os moradores, o síndico deve informar com antecedência os serviços que serão prestados e o tempo aproximado de duração, para que todos possam se programar previamente.
Projeto de segurança envolve diversos ambientes
Entre as várias justificativas e vantagens de se morar em um condomínio, muitos moradores destacam a segurança como um dos serviços primordiais, principalmente nos grandes centros urbanos.
Dessa forma, a contratação de uma empresa especializada é imprescindível. Ela deve apresentar um projeto de vigilância eficiente, cobrindo todos os pontos territoriais, com o uso de profissionais treinados para a ronda durante todo o período.
Um projeto de instalação de câmeras em pontos estratégicos também deve ser apresentado, com todos os custos discriminados dentro do orçamento. A tecnologia já permite o desenvolvimento de aplicativos para tablets e celulares que permitem o acesso a imagens em tempo real que podem ser disponibilizadas para os moradores.
Cercas elétricas sobre os muros, alarmes sonoros disparados em caso de invasão ou incêndio e guaritas também podem fazer parte da proteção patrimonial.
A instalação de câmeras de segurança nas portarias e nas áreas de lazer também ajudam os moradores a vigiarem crianças pequenas e os adolescentes, para que não se coloquem em risco de acidentes.
Salão de festa recebe tratamento diferenciado em condomínios
Muitas reclamações dentro dos condomínios se referem ao barulho produzido nos salões de festas, independentemente do horário que os eventos ocorrem.
Para evitar esse tipo de problema, muitas construtoras e incorporadoras têm investido em equipamentos que impedem a saída dos ruídos, com a construção de parede acustica em toda a estrutura.
Essa solução está presente em construções modernas, atendendo a solicitações que há muito tempo eram um entrave na venda de casas e apartamentos dentro dos condomínios em que o imóvel fica próximo ao salão de festa.
Empresas especializadas desenvolveram diferentes projetos, utilizando materiais que proporcionam o isolamento acústico não só nas paredes, mas também no piso, no teto, nas portas e nas janelas, com o uso de elementos decorativos, como cortinas e persianas.
Entre os vários tipos de material que atuam no isolamento acústico e reverberam apenas no espaço interno estão:
- Lã vidro e de rocha;
- Espuma acústica;
- Painéis absorventes;
- Piso vinílico.
A instalação de uma porta com isolamento acustico também é necessária, assim como janelas com vedação em todas as frestas, para impedir o vazamento de ruídos e não incomodar ninguém dentro do condomínio. Por isso, o sistema de climatização também deve ser eficiente, com troca de ar e temperatura ambiente agradável durante todo o período da festa.
A convivência em um condomínio deve ser conduzida por todos os moradores, com a ajuda de um síndico e uma administradora para serviços burocráticos.
Entendendo as necessidades de cada um, os limites do bom senso com todos os direitos e deveres respeitados, é possível viver em harmonia com os vizinhos.