Tanto em estabelecimentos comercias quanto em residenciais uma preocupação crescente é com a segurança do local. E, ao dizer segurança há duas áreas muito vastas responsáveis pela segurança, a primeira contra invasões e roubos e a segunda relacionada a prevenção de acidentes.
Ambas são muito importantes para que nada fora do comum e esperado ocorra, mas a segurança do local contra acidentes tem se tornado uma tendencia e para estabelecimentos comerciais é uma exigência para que seu funcionamento regularizado ocorra.
Em projetos empresariais a vistoria dos bombeiros se faz necessária, principalmente se o local comportará muitas pessoas ou realizará o manuseio de substâncias e produtos que apresentem riscos a população de maneria geral.
Para que nada ocorra é preciso ser cauteloso e atento as necessidades e cumprimento das exigências de segurança, principalmente a operacional e contra incêndios.
Equipamentos de prevenção
Com o desenvolvimento das tecnologias muitas áreas e setores da indústria se desenvolveram e se tornaram mais funcionais, simples e práticos.
Na área da segurança contra incêndio o mesmo aconteceu e alguns produtos foram desenvolvidos e aprimorados para serem mais eficientes e eficazes nessas situações que precisam ter ações rápidas e pontuais.
Alarmes
O alarme de incendio faz parte do conjunto de medidas protetoras contra os incêndios e pode ser classificado de acordo com a necessidade e função desenvolvida por ele.
Assim há modalidades de alarmes que podem ser incluídos a fim de evitar acidentes ou contribuir para o seu controle imediato. Assim alguns modelos são:
- Detectores de fumaça;
- Detectores de temperatura;
- Detectores de chamas;
- Centrais de alarmes.
O detector de fumaça é um sistema que apresenta alguns benefícios aos seus usuários, sendo eles a identificação da fumaça visível, composto por LED e dispositivos que atuam com a dispersão da luz.
Eles emitem raios infravermelhos que conseguem identificar a fumaça mesmo quando essa ainda não está tão forte ou em grande quantidade.
A partir do momento que a fumaça é identificada os alarmes por meio da central e sistemas tecnológicos realiza a comunicação e aciona os demais, comunicando dessa forma os responsáveis por realizarem as ações necessárias.
O sensor de fumaça pode ainda ser endereçavel, ou seja, indicar exatamente o local que está está o foco de fumaça identificada e é uma ótima opção tanto para locais menores com produtos inflamáveis quanto para estabelecimentos em que há uma grande circulação de pessoas.
Além disso, são equipamentos ágeis e fácil de instalar e realizar a manutenção.
Já os detectores de temperatura e chamas funcionam de forma semelhantes, entretanto, são equipamentos programados para identificar outros sinais que indicam a presença de focos de incêndio sendo eles a alta temperatura e fogo.
Dessa forma, o sistema de incêndio em sua maioria é composto por vários tipos de alarmes e detectores.
Sistemas contra incêndio
Atualmente com as tecnologias estão cada vez mais presente e são agentes facilitadores na busca e realização de diversos produtos e serviços nos sistemas de segurança contra incêndios, isso não é diferente.
Assim, há alguns modelos no mercado que estão disponíveis para serem utilizados e aplicadas nas organizações. Dentre eles há o sistema fixo de combate a incêndio, ou seja, aqueles equipamentos que são obrigatórios em qualquer edificação como hidrantes, extintores e mangueira hidráulicas.
Esses precisam ser posicionados de forma estratégica para que seu acesso em situações de risco seja facilitado e simples.
Além disso, esse sistema precisa ser operado por pessoas devidamente treinadas e capacitadas para o seu manuseio até a chegada da brigada e do corpo de bombeiros.
Esse sistema é ainda composto por sinalizadores, ou melhor, placas sinalizadoras que indicam locais de saída de emergência e também onde estão localizados os equipamentos corretos que precisam ser utilizados nessas situações de risco.
É importante ressaltar que detector de incêndio ou fumaça são equipamentos que precisam ser instalados e operados por profissionais qualificados para o desenvolvimento dessa atividade, a fim de assegurar a segurança correta do local e das pessoas que circulam nesse ambiente.
Atualmente há muitas empresas que são especializadas no fornecimento destes equipamentos e sistemas de segurança e combate a incêndios, por isso, antes de contratar e adquirir os produtos e serviços ofertados por elas é necessário realizar uma pesquisa para conhecer melhor o seu fornecedor bem como conseguir a melhor relação custo beneficio no mercado.