Não importa o tamanho do apartamento ou da casa, uma decoração bem feita pode transformar um local simples em um lar aconchegante e personalizado. Existem muitas formas de fazer isso, desde técnicas baratas até as maneiras mais caras e luxuosas.
No final das contas, todas são validas, se for para deixar nosso cantinho ainda mais com a nossa cara. Por isso, vamos falar de algumas tendências do mercado de decoração para inspirar quem ainda está pensando no que fazer para modificar o apartamento.
O charme da sanca de gesso
Uma das maiores tendências ultimamente é o gesso sanca aberta. Feita no teto, tem a função de melhorar a iluminação do local e deixar o ambiente mais bonito.
Além disso, a sanca aberta dá a impressão de que o local é maior, principalmente em casos em que o teto é rebaixado – o que costuma acontecer em espaços como um apartamento.
Para ficar mais compreensível, vamos comparar a sanca com o forro de gesso. Esse último, ao invés de abrir espaço no teto, cria um rebaixamento. Também é uma ótima forma de decoração, mas tem função diferente da sanca.
A luz inserida dentro da sanca de gesso aberta ilumina o espaço de forma indireta, já que a luz reflete no teto. Essa é uma maneira de tornar o ambiente mais aconchegante e receptivo.
De modo geral, ela é feita com placa de gesso para fazer uma moldura no local desejado. Existem também as sancas invertidas e fechadas, que são outros estilos de decoração modernos e cada vez mais aplicados.
Utilizar o gesso como material para construções e decorações tem diversas vantagens, como:
- Facilidade de instalação;
- Aparência moderna e clean;
- Material isolante térmico;
- Material com um custo-benefício alto.
O estilo da sanca, inclusive, não precisa ser feito apenas com gesso. O forro de madeira também é uma ótima escolha para quem quer fazer do teto um espaço bonito e decorado.
Nesse contexto, é possível até mesmo mesclar madeira e gesso. Com um bom planejamento e um bom profissional, as ideias de decoração podem ser colocadas em prática da forma mais personalizada e original possível.
Parede com grafiato: elegância e modernidade
Outra maneira de investir na decoração de um espaço são as paredes. Aliás, elas são as primeiras a receberem novos objetos, como quadros, espelhos e aparatos decorativos.
A tintura entra nesse assunto. Por isso, o grafiato é uma das opções. Ele pode ser usado em diversos espaços, mas são mais comuns em áreas externas, salas e quartos.
O grafiato para quarto permite um contraste maior com os objetos e móveis do local. Com um aspecto de ranhura, esse tipo de acabamento também controla a umidade e traz uma sensação de aconchego maior.
Áreas externas também contam, muito frequentemente, com esse tipo de parede. Ele pode ser aplicado em qualquer cor desejada. Os riscos do grafiato podem ser tanto mais profundos quanto mais sutis. Isso dependerá da grossura da malha e, é claro, da preferência dos donos do local.
Aliás, o quarto é um local bastante especial quando se fala em decoração. Isso porque ele é o canto mais particular da casa de cada um. Por isso, aqui vão algumas dicas para decorar o quarto:
- Instalar persiana vertical blackout;
- Usar paredes claras facilita a decoração;
- Prateleiras deixam tudo mais bonito e organizado;
- Espelhos trazem uma sensação de aumento no local.
Divisórias trazem privacidade e amplitude ao mesmo tempo
Hoje, uma tendência muito comum é construir no apartamento locais sem paredes ou divisórias entre os cômodos. Isso torna o espaço mais amplo e permite uma sensação de conforto e organização maior.
Entretanto, esse tipo de ambiente acaba proporcionando pouca privacidade. Assim, instalar divisorias pode acabar com esse problema, permitindo que o local ainda fique aberto, mas com um pouco mais de intimidade.
Elas podem ser instaladas em diversos locais, como para dividir sala de estar e sala de jantar, por exemplo, ou quarto e closet.
Elas ainda podem ser feitas de diversas formas: com vidro, por meio de estantes ou de madeira. Inclusive, utilizar estantes como divisórias é mais uma dica bacana para quem quer investir na decoração. Isso porque ela permite objetos que podem combinar com o local, como livros, vasos de flor, quadros e luminárias.
Em todos os casos, a decoração é o que faz o local combinar mais conosco, deixando-nos mais a vontade no dia a dia. Assim, investir nessa área é, além de uma necessidade e uma diversão, um carinho com nós mesmos.