O piso de concreto tem sido uma tendência, e esse tipo de revestimento pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos, ou seja, em calçadas, estacionamentos, casas, varandas, apartamentos, lojas e indústrias.
Esse é um produto prático e com um ótimo custo-benefício, capaz de trazer um desempenho avançado para o seu ambiente.
É muito comum encontrarmos esse material em grandes ambientes, empresas no geral, por exemplo, adotam esse produto pela sua projeção, instalação, segurança e, principalmente, por ser um piso antiderrapante.
Além disso esse material é extremamente resistente, assim é possível aplicá-lo em ambientes que exigem grandes movimentos de pessoas, automóveis e distribuições de cargas, sem danificar ou desgastar o concreto, mesmo obtendo contato com produtos químicos ou similares.
Contrapiso leve: conheça e entenda a sua função
O principal objetivo do contrapiso leve está destacado no seu nome: ser leve. O produto se mantém com um peso abaixo de 3 mil kg por metro quadrado e a sua densidade pode variar de 2000 a 2500 kg por metro quadrado, enquanto o concreto convencional obtém um peso bem mais elevado por ter outros produtos na sua composição, como argilas, isopor, EVA (etileno acetato de vinila) e ainda obter diversas bolhas de ar.
Atualmente existem dois tipos de concreto leve: o estrutural que ajuda a substituir a argila, assim é possível formar estruturas como de paredes, divisórias, etc., e também temos o concreto com ar, um elemento não incorporado como o estrutural, por não trazer segurança ao aço, ideal para realizar enchimentos e vedações.
Concreto usinado
O concreto usinado mais conhecido como CDC (Concreto Dosado em Central) é utilizado por empresas concreteiras e é composto, normalmente, por areia, brita e cimento, e a parte da dosagem é feita de acordo com o que o cliente precisa.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de concreto é projetado para ter medidas exatas, gerando um concreto com aplicação determinada, normalmente para constituir vigas e partes centrais de estruturas.
O concreto tem a função de fazer com que a obra seja entregue conforme o planejado, trazendo um melhor desempenho caso seja aplicado da maneira correta.
Além de entregar bons resultados esse material tem a responsabilidade de entregar durabilidade e segurança, principalmente em obras importantes.
Visando a instalação deste produto é indicado o uso de máquinas e bombas próprias para o concreto, além disso também é indicado que profissionais manuseiem todos os equipamentos.
Para realizar um piso de concreto ideal em uma obra é necessário ter atenção a alguns pontos durante o projeto, como:
- Necessidade do local;
- Especificação do material;
- Qualidade e modo de aplicação;
- Equipe técnica e equipamentos necessários.
O concreto precisa ser dosado para que tenha um resultado desejado, além disso é indicado reduzir o número de profissionais no ambiente para que tenha mais produtividade e agilidade.
A relação de custo-benefício desse material é 100% favorável, mas é importante se atentar que cada tipo de concreto tem o seu custo, traço e demanda.
Piso de concreto polido
O piso polido é uma das opções de revestimentos que podemos encontrar no mercado, mais conhecido como cimento queimado, muito utilizado em indústrias e ambientes comerciais.
O revestimento polido é um material que mantém a parte superior com polimentos especiais por meio de reagentes, como: nanosilica, sódio, flúor e resina epóxi, todos esses produtos são essenciais para manter o piso de concreto polido firme e com a superfície lisa, que geralmente seca entre 6 a 7 horas.
Piso de concreto no acabamento
Após esse processo é possível realizar o acabamento através de materiais específicos como: vassourado, bambolê ou camurçado.
O acabamento vassourado é feito com uma vassoura que deixa o piso com uma textura rugosa, muito utilizado em locais de passeio como parques, áreas externas, etc.
Piso intertravado
O piso intertravado é um revestimento composto por blocos de concreto. O material é extremamente forte e rígido, quanto mais firmes forem colocados mais seguro o ambiente estará.
Esse material, geralmente, é aplicado um bloco por vez em linhas paralelas, muito utilizado em ambientes como ruas, garagens, calçadas e ambientes de passeio.
Piso mosaico
O piso mosaico é um dos revestimentos mais procurados quando se trata de decoração e qualidade dos ambientes residenciais e comerciais, possui pequenas partículas que formam desenhos em mosaicos semelhantes a um quebra-cabeças.
Esse piso pode ser encontrado em diversos materiais, como: vidro, cerâmica, papel, mármore e ladrilhos.
O mosaico tem ganhado espaço nos ambientes de designer pela criatividade e diversidade de formas que podem ser trabalhados, praticamente sem nenhum tipo de restrição.