Um dos maiores problemas que obras enfrentam são os vazamentos, problema esse que pode comprometer toda a estrutura e acabar criando problemas com rachaduras, fissuras e até perda de solidez de certos materiais, fazendo com que a estrutura como um todo esteja comprometida.

Existem diversas formas de se evitar esse problema durante a obra, neste artigo vamos abordar os principais meios para se fazer uma construção segura, além de ver como realizar a pintura que vá prevenir isso a longo prazo.

Formas de impermeabilização

O melhor método para evitar qualquer tipo de vazamento e infiltração é realizando a impermeabilização do local, vamos entender agora um pouco melhor como funciona todo esse processo.

Impermeabilização feita com manta

Esse procedimento é feito de forma muito cautelosa, a manta asfáltica é feita através da união de materiais asfálticos por fusão a alta temperatura e tem como objetivo criar uma camada grossa o suficiente para que possa interromper o acesso das partículas de água.

A aplicação dessa manta deve ser feita após a preparação adequada do espaço, sendo que ele precisa estar completamente retilíneo e preparado com argamassa e concreto.

impermeabilização com manta irá criar uma camada relativamente grossa acima da massa e funcionará realmente como uma manta, fazendo com que qualquer líquido seja contido.

A aplicação desse produto é feita com o uso de plataformas parecidas com as que aplicam piche, que farão o assentamento e alinhamento da manta, garantindo uma aplicação totalmente segura.

Como funciona a impermeabilização de laje?

As lajes, normalmente, são locais que ficam expostos a intempéries (sol, chuva e umidade) e o processo para aplicar uma segurança adequada de vazamento é extremamente necessário, principalmente durante a obra.

O impermeabilizante para laje mais adequado é a manta líquida, que é um tipo de resina plástica com o potencial de deixar o solo mais rígido e totalmente impermeável.

A sua aplicação deve ser feita no solo totalmente liso, sem imperfeições, fissuras ou rachaduras. A manta líquida é acessível e fácil de ser encontrada no mercado.

Como é feita a drenagem da água?

Claro que além de impermeabilizar o local a água escorre para algum local e é preciso pensar isso durante a construção. Normalmente se aplica um modelo de tubo dreno que faz a transferência da água ou demais líquidos da laje ou do local em que ela está, para algum reservatório, calha ou algum cano que dê uma saída adequada para o líquido.

Esse modelo de tubo é feito de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e possui alto desempenho para lidar com líquidos, pouco desgaste com o passar do tempo e pode ser instalado abaixo do solo sem maiores problemas.

Recuperando áreas com vazamento e se precavendo

Uma situação muito comum em reformas é quando já houve vazamento em alguma área e a parede ou estrutura já foi danificada e precisa ser revitalizada com um processo que garanta que os vazamentos não afetem mais o ambiente. Mas como fazer isso?

Existem diversos meios, como:

  • Refazendo a camada de concreto da parede;
  • Aplicando piso;
  • Inserindo produto secante;
  • Tratamento anti-mofo.

Mas, além dessas, a principal forma de se evitar isso é fazendo a pintura de parede com um tipo específico de tinta que irá revitalizar o local e essa tinta deve ser impermeabilizante, garantindo que com o passar do tempo, vazamentos não afetem o local.

Vamos entender um pouco sobre essas tintas e suas aplicações.

Tinta para parede externa

Vamos dividir essas tintas em 2 modelos, as que são de uso externo, que abordaremos neste tópico, e as de uso interno.

É imprescindível fazer essa diferença, pois o tipo de tinta é completamente diferente, uma vez que a parede externa do local irá lidar com chuvas e o acesso de água com muito mais frequência, necessitando de uma tinta específica.

No mercado é possível achar essas tintas com o nome de “tinta emborrachada” ou “tinta flexível”, ela é feita de um material asfáltico (bem parecida com a manta) e terá um efeito “escorregadio” para a água da chuva, fazendo o escoamento e evitando acúmulos e vazamentos.

Tinta interna

Para a parte interna é sempre aconselhável o uso da tinta acrílica que proporciona um segurança adequada até em casos de lavagem de alguma parte do lugar e, evita infiltrações e acúmulos de água. Essa tinta é acessível e pode ser encontrada em praticamente qualquer loja especializada.

Muitas pessoas optam por contratar alguma empresa de pintura sp para realizar a aplicação dessas tintas que requerem total atenção e conhecimento prévio para o seu manuseio.