Concluir uma construção de maneira adequada requer muita atenção em vários detalhes. Isso porque, alguns itens necessitam de uma atenção especial antes de começar a obra para garantir maior eficácia para a estrutura enquanto outros precisam de detalhes no acabamento, após a finalização da obra para personalizar o ambiente.
Entender todos esses pontos pode ser extremamente difícil e complicado, pois o ramo de construção – principal a engenharia civil – trabalha com muitos métodos diferentes e muitos tipos de insumos para responder às suas necessidades.
Dito isso, você já conhece os detalhes anteriores e os posteriores de uma obra? Caso não, se mantenha atento até o final do artigo para sanar suas dúvidas e ver algumas curiosidades.
Detalhes da fiscalização em construções civis
Toda obra necessita de um projeto muito bem estruturado para entender se todas as aplicações são viáveis tanto no quesito financeiro quanto no estrutural.
Mas, durante a aplicação dos materiais e após a obra estar pronta, é preciso que haja uma fiscalização obras construção civil árdua para garantir que todas as regras e normas, principalmente as da CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) foram seguidas.
Isso deve ser feito de modo a preservar a segurança estrutural do local, além de previnir que ocorram acidentes com as pessoas que frequentarão o local.
Vala destacar que essa fiscalização pode ser feita por uma empresa especializada ou por algum profissional qualificado e, de preferência, com experiência no ramo.
Quais as funções do agente ou da empresa que irá fiscalizar?
O agente responsável por esta tarefa possui muitas funções, sendo que a primordial é a fiscalização da implementação. Ou seja, do uso e/ou construção de:
- Demolições;
- Terraplenagens;
- Parcelamento do solo;
- Colocação de tapumes;
- Andaimes;
- Telas;
- Plataformas de proteção.
Não menos importante, também é preciso verificar as condições de segurança das edificações, um quesito que irá determinar se toda a estrutura atende os quesitos de segurança.
Além de tudo isso, a pessoa – ou empresa – responsável por esta área irá emitir todos os laudos e autos necessários para regulamentar a edificação perante a justiça.
Falando um pouco mais de laudos, vamos entender a diferença entre laudos e pareceres e entender um dos tipos mais comuns de laudos em obras civis nos tópicos
Parecer ou laudo técnico? Qual a diferença?
Existe uma diferença fundamental entre laudos e pareceres, que não devem ser confundidos, principalmente pela questão legal de cada uma delas. Vamos entender isso um pouco melhor:
- Parecer técnico: Nesta ação, um técnico habilitado dá uma opinião sobre como algum projeto pode ocorrer;
- Laudo técnico: Ao contrário do item anterior, o laudo técnico é quando o técnico avalia fundamentalmente que a estrutura pode, ou não, ser feita e é um laudo com validade legal.
Um dos mais comuns de ser emitido é o laudo de estanqueidade, que tem a função de aprovar o sistema de distribuição de gás dentro de um edifício.
A distribuição em específico necessita de um laudo a parte por ser altamente inflamável e qualquer tipo de vazamento poderá causar um dano muito alto para as pessoas próximas e a toda a estrutura.
Para realizar todos esses procedimentos as empreiteiras têm optado por contratar alguma empresa de projetos de engenharia civil que cuidará de todas as questões de laudos, pareceres, testes e etc.
Quais os insumos e equipamentos deste setor?
Já falamos bastante sobre a parte técnica de fiscalização e como ela acontece. Agora iremos entender os principais equipamentos e materiais que a construção civil utiliza para implementar seus projetos sempre com segurança e mantendo a alta produtividade.
1. Rompedor de concreto
Por conta das suas funções muito úteis para qualquer tipo de obra, é possível achar aluguel de rompedor de concreto de forma muito fácil no mercado.
Esse material – popularmente conhecido como martelete – tem um modo de operação muito parecido com o de uma furadeira, a grande diferença é que o foco dela é para grandes trabalhos.
Um dos benefícios que mais fazem esse item ser procurado é que ele deixa o procedimento de furar o concreto muito mais simples. isso porque a broca faz, de forma automática, um vai e vem enquanto gira, realmente “rompendo” o concreto e tornando o processo muito mais fácil.
2. Perfurador de solo
Já o perfurador de solo preço é muito acessível, principalmente por conta do custo-benefício que esse material traz.
Ele funciona com uma espécie de espiral no seu entorno, o que auxilia na perfuração do solo, fazendo o processo (que antes era muito difícil) ficar muito mais simples.
O principal uso desse item é para encaixar postes, hidrantes e, no caso da construção civil, para vigas.
3. Concreto usinado
O concreto é um material muito comum em várias indústrias, porém, o concreto usinado, também conhecido como CDC (Concreto Dosado em Central), é feito para atender a uma demanda muito específica.
Sua fabricação é feita em um laboratório que mede e calcula todos os materiais que vão em sua composição, isso torna o material muito mais apropriado para certas aplicações.
Neste contexto, a venda de concreto usinado é feita por laboratórios específicos e autorizados.